O Caricom, bloco econômico que representa o Caribe, é a grande esperança para a prosperidade econômica da região.
O Caricom – Comunidade Caribenha – é um mercado regional formado em 1973, consolidando o atual estágio do processo de Globalização, que preconiza o prevalecimento de ações conjuntas e organizações supranacionais em bloco em vez da negociação comercial direta entre os Estados.
Apesar da denominação, esse bloco econômico não é composto apenas por territórios localizados no Caribe, pois, além de 12 países dessa região, ainda fazem parte um da América Central fora do Caribe (Belize) e dois da América do Sul (Guiana e Suriname). Somando os efetivos, os associados e os observadores, o Caricom conta atualmente com 29 países, conforme podemos observar no quadro abaixo:
Quadro dos países-membros do Caricom
Em termos gerais, o Caribe foi uma das primeiras regiões do globo a iniciar um processo de formação de um bloco econômico. A primeira tentativa foi a Federação das Índias Ocidentais, fundada em 1962, mas que não conseguiu grandes avanços, graças às discordâncias políticas e econômicas referentes aos termos do tratado. Outros acordos foram posteriormente firmados, de forma a evoluírem até a consolidação do Caricom em 1973.
Por ser formado, em sua maioria, por membros recém-descolonizados, esse bloco econômico apresenta muitas dificuldades financeiras. A soma do PIB dos países não ultrapassa os 80 bilhões de dólares e suas economias contam com diversos problemas, como a baixa escala produtiva, dependência do mercado externo, exportação apenas de produtos primários, concentração de renda, elevados índices de miséria e desemprego, entre outros.
Por esse motivo, o Caricom tem como objetivo principal elevar o grau de importância da região no contexto do comércio mundial e elevar a capacidade de negociação de seus países, além de conferir a eles uma maior e melhor notoriedade no meio econômico. Nesse sentido, acordos com a União Europeia e, principalmente, com o Mercosul vêm sendo gradativamente negociados e firmados.