O difícil acesso geográfico e o isolamento político de Butão fazem dele um dos países mais isolados do mundo.
O Butão, cujo nome no idioma local significa país alto, está localizado na Ásia, mais precisamente na Cordilheira do Himalaia, em uma área entre a China e a Índia, sem saída para o mar. Sua extensão territorial é de 47 mil quilômetros quadrados, apresentando relevo bastante acidentado.
O difícil acesso geográfico e o isolamento político faz do Butão um dos países mais isolados do mundo. A população nacional passou a ter acesso à televisão e à internet somente em 1999 e o sistema de telefonia celular só chegou em 2003. Esses fatos contribuíram para a conservação da cultura nacional.
Na economia, o país tem como grande parceiro comercial a Índia, responsável por importar mais de 90% da produção butanesa, sobretudo de eletricidade. A agricultura, em especial a de subsistência, e a criação de animais são as principais atividades desenvolvidas entre os habitantes. O Butão é considerado um dos países menos desenvolvidos economicamente do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 1,3 bilhão de dólares.
A população, majoritariamente budista, sofre com o déficit nos serviços de saneamento ambiental, fato que influencia na taxa de mortalidade infantil: 42 óbitos a cada mil nascidos vivos. Outro problema é o alto índice de analfabetos – 47% dos habitantes não são alfabetizados.
Mosteiro Ninho do Tigre
Dados do Butão:
Extensão territorial: 47.000 km².
Localização: Ásia.
Capital: Timphu.
Clima: De montanha.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 20 distritos.
Idioma: Zoncá.
Religiões: Budismo 77,4%, hinduísmo 16,7%, crenças tradicionais 3,9%, outras 1,1%, cristianismo 0,8%, sem religião e ateísmo 0,1%.
População: 708.484 habitantes. (Homens: 373.381; Mulheres: 335.103).
Densidade demográfica: 15 hab./km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1,7%.
População residente em área urbana: 35%.
População residente em área rural: 65%.
Taxa de mortalidade infantil: 42 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 66,8 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 81%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 52%.
Moeda: Ngultrum.
Produto Interno Bruto (PIB): 1,3 bilhão de dólares.
PIB per capita: 1.783 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU.