Bósnia-Herzegóvina

A Bósnia-Herzegóvina encontra-se na Península Balcânica e sofre com a recente herança dos conflitos de separação da extinta Iugoslávia.

Bandeira da Bósnia-Herzegóvina

A Bósnia-Herzegóvina é um país localizado no sul da Europa, mais precisamente na região dos Bálcãs, sendo uma das regiões que compunham a extinta Iugoslávia. Suas fronteiras estão limitadas a sudeste por Montenegro, a oeste pela Sérvia e, em toda a sua extensão norte e leste, pela Croácia. Possui um pequeno canal que representa uma saída para o Mar Adriático, o mesmo mar que banha a costa leste da Itália. Possui uma área territorial de 51.210 km², com uma população de 3,7 milhões de pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 73 habitantes por km².

Em 1992, a Bósnia declarou a sua independência frente à Iugoslávia, iniciando uma sangrenta guerra civil, chamada de Guerra da Bósnia. A Sérvia, então, passou a reprimir duramente o então novo país, realizando uma limpeza étnica e intensificando o conflito que se tornou o mais intenso na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1995, com a intervenção militar da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre a ação dos sérvios, o combate finalmente encontrou o seu fim.

Após a fundação do novo Estado internacional, a Bósnia-Herzegóvina definiu suas fronteiras nos Acordos de Dayton. O novo território foi, assim, regionalizado em duas partes: a República da Sérvia, a leste, e a Federação da Bósnia, formada por muçulmanos e croatas.

Atualmente, encontra-se no poder uma coalização militar formada por representantes croatas, sérvios e bósnios, os líderes dos principais troncos étnicos locais. No entanto, no início do ano de 2014, iniciou-se no país uma onda de protestos em função do descontentamento da população frente aos elevados níveis de desemprego e à inabilidade do governo em atender os diferentes interesses dessas várias etnias.

O relevo da Bósnia-Herzegóvina é marcado pela predominância de planaltos em quase toda a sua extensão, com a presença dos Alpes Dináricos ao norte, onde se encontram as mais elevadas altitudes do país. A principal bacia hidrográfica é a do Rio Sava.

A economia da Bósnia-Herzegóvina sofre com as heranças da guerra, estando muito dependente da importação de alimentos e contando com elevados índices de desemprego. Os principais produtos para exportação são o ferro, a bauxita, o chumbo e o carvão, destacando-se a produção agropecuária e de cereais. O setor agropecuário e extrativista responde por 8% do PIB, a indústria, por 26%, e o setor terciário, por 66%.

Imagem noturna de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegóvina

Dados da Bósnia-Herzegóvina*

Localização: Sul da Europa / Península Balcânica

Extensão territorial: 51.210 km²

Capital: Sarajevo

Idioma: Bósnio

Religiões: Islamismo (61%) e Cristianismo (34%)

Moeda: Marco convertível

População: 3.744.235 habitantes

População residente em área urbana: 48,7%

População residente em área rural: 52,3%

Densidade demográfica: 73 hab/km²

Taxa de crescimento populacional: -0,237%

Taxa de natalidade: 9 por mil

Taxa de mortalidade: 10 por mil

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,735

Expectativa de vida: 75,8 anos

População subnutrida: menor que 5%

Calorias consumidas: 3,020 Kcal/dia

População com acesso à água potável: 99%

População com acesso à rede sanitária: 95%

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 17,1 bilhões

PIB Per Capita: USS 4.517

População Economicamente Ativa: 46%

Gastos públicos com saúde: 6,8% do PIB

* Dados retirados do IBGE países referentes ao ano de 2013.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Estratégias de leitura
Área da esfera
Fontes de energia no Brasil (matriz energética)
Existe vida fora da Terra?
Todas as vídeo aulas

Versão completa