A Bósnia-Herzegóvina encontra-se na Península Balcânica e sofre com a recente herança dos conflitos de separação da extinta Iugoslávia.
A Bósnia-Herzegóvina é um país localizado no sul da Europa, mais precisamente na região dos Bálcãs, sendo uma das regiões que compunham a extinta Iugoslávia. Suas fronteiras estão limitadas a sudeste por Montenegro, a oeste pela Sérvia e, em toda a sua extensão norte e leste, pela Croácia. Possui um pequeno canal que representa uma saída para o Mar Adriático, o mesmo mar que banha a costa leste da Itália. Possui uma área territorial de 51.210 km², com uma população de 3,7 milhões de pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 73 habitantes por km².
Em 1992, a Bósnia declarou a sua independência frente à Iugoslávia, iniciando uma sangrenta guerra civil, chamada de Guerra da Bósnia. A Sérvia, então, passou a reprimir duramente o então novo país, realizando uma limpeza étnica e intensificando o conflito que se tornou o mais intenso na Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em 1995, com a intervenção militar da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre a ação dos sérvios, o combate finalmente encontrou o seu fim.
Após a fundação do novo Estado internacional, a Bósnia-Herzegóvina definiu suas fronteiras nos Acordos de Dayton. O novo território foi, assim, regionalizado em duas partes: a República da Sérvia, a leste, e a Federação da Bósnia, formada por muçulmanos e croatas.
Atualmente, encontra-se no poder uma coalização militar formada por representantes croatas, sérvios e bósnios, os líderes dos principais troncos étnicos locais. No entanto, no início do ano de 2014, iniciou-se no país uma onda de protestos em função do descontentamento da população frente aos elevados níveis de desemprego e à inabilidade do governo em atender os diferentes interesses dessas várias etnias.
O relevo da Bósnia-Herzegóvina é marcado pela predominância de planaltos em quase toda a sua extensão, com a presença dos Alpes Dináricos ao norte, onde se encontram as mais elevadas altitudes do país. A principal bacia hidrográfica é a do Rio Sava.
A economia da Bósnia-Herzegóvina sofre com as heranças da guerra, estando muito dependente da importação de alimentos e contando com elevados índices de desemprego. Os principais produtos para exportação são o ferro, a bauxita, o chumbo e o carvão, destacando-se a produção agropecuária e de cereais. O setor agropecuário e extrativista responde por 8% do PIB, a indústria, por 26%, e o setor terciário, por 66%.
Imagem noturna de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegóvina
Dados da Bósnia-Herzegóvina*
Localização: Sul da Europa / Península Balcânica
Extensão territorial: 51.210 km²
Capital: Sarajevo
Idioma: Bósnio
Religiões: Islamismo (61%) e Cristianismo (34%)
Moeda: Marco convertível
População: 3.744.235 habitantes
População residente em área urbana: 48,7%
População residente em área rural: 52,3%
Densidade demográfica: 73 hab/km²
Taxa de crescimento populacional: -0,237%
Taxa de natalidade: 9 por mil
Taxa de mortalidade: 10 por mil
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,735
Expectativa de vida: 75,8 anos
População subnutrida: menor que 5%
Calorias consumidas: 3,020 Kcal/dia
População com acesso à água potável: 99%
População com acesso à rede sanitária: 95%
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 17,1 bilhões
PIB Per Capita: USS 4.517
População Economicamente Ativa: 46%
Gastos públicos com saúde: 6,8% do PIB
* Dados retirados do IBGE países referentes ao ano de 2013.