Bélgica

A Bélgica é um país reconhecido pela sua pluralidade étnica, com povos que utilizam os idiomas francês, holandês e alemão.

Bandeira da Bélgica

A Bélgica é um país localizado na Europa Ocidental, fazendo fronteira com a Holanda a nordeste, com a Alemanha a leste, com Luxemburgo a sudeste e com a França ao sul e a oeste. Ao norte, o país é banhado pelo Mar do Norte, que o separa do Reino Unido. Possui uma área territorial de apenas 30.530 km² (pouco maior que Alagoas), onde habitam cerca de 10,7 milhões de habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de 353 habitantes por km².

O relevo da Bélgica possui duas grandes compartimentações. Ao norte e a oeste, predominam as formas de relevo em planície, marcada pelas baixas altitudes. Nessas áreas existem algumas zonas costeiras onde se estabelece uma cadeia de dunas, formada pelos ventos e fixada pela vegetação circundante. Já nas regiões mais ao sul e a leste, há algumas séries de elevações, resultando na formação de planaltos, onde se posicionam as calhas dos rios Sambre e Mosa.

Já em termos climáticos, a Bélgica é caracterizada pelo clima temperado, marcado predominantemente pelas latitudes médias e pela ação intensiva da maritimidade. Por isso, a amplitude térmica não é muito elevada, com verões não muito quentes e invernos não muito frios, o que é provocado pela elevada umidade ao longo de praticamente todo o ano e pelo frequente regime de chuvas. Nos períodos de inverno, as temperaturas mínimas alcançam os 5,5ºC e, no verão, não ultrapassam os 25ºC.

A Bélgica é reconhecida principalmente pelo seu mosaico étnico-linguístico, composto por três regiões que representam, respectivamente, os idiomas francês, alemão e holandês. Ao norte, na região de Flandres, habita a comunidade flamenga, que fala holandês, também chamado de neerlandês. A leste, vivem povos de origem germânica e que, por esse motivo, falam o alemão. Já ao sul, onde habitam os povos valões, fala-se o francês, que se constitui como o principal idioma do país. Nota-se que, na capital Bruxelas, tanto o francês quanto o holandês são cotidianamente pronunciados pela população.

Apesar de ter sido invadida pela Alemanha nas duas grandes guerras mundiais do século XX, a economia da Bélgica, em ambos os momentos históricos, apresentou rápidos e promissores sinais de recuperação, tanto que é atualmente o 7º maior PIB da Europa, embora sua população seja pequena em relação à dos demais países. Além do Plano Marshal – plano de empréstimos oferecidos pelos EUA durante a Guerra Fria –, um dos elementos que contribuíram para o desenvolvimento do país foi o seu protagonismo frente à formação da União Europeia, sendo que Bruxelas atualmente abriga a sede dessa entidade.

A Bélgica, juntamente a Holanda e Luxemburgo, formou, em 1948, o Benelux, o primeiro acordo econômico internacional, que mais tarde veio a integrar a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) e que, tempos depois, transformou-se em Mercado Comum Europeu e, finalmente, em União Europeia. Houve participação dos belgas também na fundação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de forma que a sua sede também se situa na cidade de Bruxelas.


Vista de Monts des Arts, importante ponto turístico de Bruxelas

Dados sobre a Bélgica*:

Localização: Europa Ocidental

Extensão territorial: 30.530 km²

Sistema de Governo: Monarquia Parlamentar Constitucional

Rei: Filipe da Bélgica

Primeiro-Ministro: Elio Di Rupo

Capital: Bruxelas

Idiomas Oficiais: Francês, Alemão e Holandês

Religiões: Catolicismo (90%), Islamismo (1,1%), ateísmo (7,5%), outras (1,4%)

Moeda: Euro

População: 10.787.788 habitantes

População residente em área urbana: 97,5%

População residente em área rural: 2,5%

Densidade demográfica: 353 hab/km²

Taxa de crescimento populacional: 0,287

Taxa de natalidade: 11 por mil

Taxa de mortalidade: 10 por mil

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,897

Expectativa de vida: 80,0 anos

População subnutrida: menor que 5%

Calorias consumidas: 3.720 Kcal/dia

População com acesso à água potável: 100%

População com acesso à rede sanitária: 100%

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 483 bilhões

População Economicamente Ativa: 53,94%

Gastos públicos com saúde: 8% do PIB

* Dados retirados do IBGE Países referentes ao ano de 2013.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Dona Flor e seus dois maridos I Análise literária
Fordismo
Leishmaniose
Edmund Burke e o conservadorismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa