Bangladesh é um país localizado no sul do continente asiático. Geograficamente formado por grande rios de planície, tornou-se independente do Paquistão em 1971 e apresenta elevado crescimento econômico e populacional. O país é uma democracia muito marcada pelas culturas islâmica e hinduísta.
Considerado um dos países mais populosos e povoados do globo, Bangladesh é classificado como subdesenvolvido. Sua população é muito jovem e seus indicadores sociais são ruins. No entanto, investimentos em infraestrutura e o crescimento da indústria têxtil têm ajudado a aumentar seu crescimento econômico.
Leia também: Irã – país que se encontra em uma zona estratégica no Oriente Médio
Dados gerais de Bangladesh
-
Nome oficial: República Popular do Bangladesh
-
Gentílico: bangladechiano
-
Extensão territorial: 148.460 km2
-
Localização: sul da Ásia
-
Capital: Daca
-
Clima: tropical com chuvas de monção
-
Governo: república parlamentarista
-
Divisão administrativa: sete divisões administrativas subdivididas em 64 distritos
-
Idioma: bengali
-
Religiões:
- 86,6% (islamismo)
- 12,1% (hinduísmo)
- 1,1% (budismo e cristianismo)
- 0,2% (sem religião)
-
População: 162.951.560 habitantes
-
Densidade demográfica: 1002 habitantes/km2
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,614 (médio)
-
Moeda: Taka
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 274 bilhões
-
PIB per capita: US$ 1698
-
Gini: 32,4%
-
Fuso horário: UTC +6
-
Relações exteriores:
- Comunidade das Nações (Commonwealth)
- Organização das Nações Unidas (ONU)
- Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (SAARC)
Geografia de Bangladesh
O território bengali está localizado na porção sul do continente asiático, entre Índia e Myanmar. Além disso, o país é banhado, ao sul, pelo oceano Índico, por meio do golfo de Bengala. A geografia de Bangladesh é pouco diversificada e muito marcada pela presença de grandes rios que possuem grandes planícies de inundação, ocupando boa parte do país. Os principais rios são o Ganges e o Brahmaputra.
O clima de Bangladesh é caracterizado pelas monções. Desse modo, apresenta um clima tropical, com um verão muito quente e chuvoso e um inverno mais seco e frio. A presença desse tipo climático no país, assim como de grandes rios e um relevo formado por grandes planícies, gera a ocorrência recorrente de inundações. Além disso, no país acontece outros eventos climáticos extremos, como tornados, ciclones e terremotos. Esse cenário deve ser acentuado pelas mudanças climáticas.
A flora de Bangladesh é composta por espécies de plantas de clima quente, como mangueiras, jaqueiras e palmeiras. Já a fauna é formada por animais como o tigre-de-bengala, além de macacos, leopardos e cobras. Devido ao crescimento populacional e urbano, a maior parte das florestas de Bangladesh já foi desmatada, assim como vários animais tiveram suas populações reduzidas.
Veja também: Qual a diferença entre tornado, furacão e tufão?
História de Bangladesh
O golfo de Bengala era povoado por populações tradicionais até a chegadas dos portugueses, que estabeleceram alguns povoamentos no país. Os portugueses foram os primeiros povos europeus a conquistarem a região onde hoje se encontra Bangladesh. No entanto, logo essa mesma área foi dominada pelos ingleses, por meio do Império Britânico.
Sendo assim, a região chamada de Bengala passou a fazer parte da Índia Britânica. Com a independência da Índia Britânica, em 1947, foram fundadas duas nações: a Índia, de maioria hindu, e o Paquistão (Paquistão Ocidental e Paquistão Oriental), de maioria muçulmana. Após uma guerra civil, a parte oriental do Paquistão tornou-se independente, dando origem a Bangladesh, no ano de 1971.
Mapa de Bangladesh
Demografia de Bangladesh
Bangladesh é o sétimo país mais populoso do mundo, com mais de 160 milhões de habitantes. Além disso, é também um dos mais povoados, com mais de 1000 habitantes por km2. Somente a sua capital e maior cidade, Daca, possui mais de oito milhões de habitantes.
A população bengali é muito jovem, em razão do alto crescimento populacional vivenciado pelo país nas últimas décadas e da alta taxa de natalidade. Além disso, essa população é cada vez mais urbana, devido ao intenso êxodo rural presente no país. No entanto, os bengalis não possuem uma boa qualidade de vida, com grande parte da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza.
Economia de Bangladesh
Bangladesh é considerado um país subdesenvolvido, mas em crescimento, razão pela qual sua economia foi apontada como umas das que podem tornar-se emergentes. Ela tem uma base rural, em especial, devido ao papel da juta, principal produto de exportação do país por muitos anos. A produção de arroz, peixes e frutos do mar também merece destaque.
Ainda, nos últimos anos, Bangladesh vivenciou um crescimento importante da sua indústria têxtil. O setor é formado por grandes conglomerados, inclusive internacionais, que produzem roupas no território bengali. A produção têxtil nesse país é marcada pelo seu baixíssimo custo e totalmente voltada para a exportação. Entretanto, esse cenário resulta em altos custos ambientais, como a poluição atmosférica, e sociais, devido às péssimas condições de trabalho e renda dos trabalhadores bengalis.
Infraestrutura de Bangladesh
A infraestrutura do país é caracterizada por ser precária e por receber baixo investimento público. Esse cenário vem mudando, nos últimos anos, por meio de grandes projetos que visam a auxiliar na transformação e no desenvolvimento da economia bengali. O principal deles perpassa pelo investimento em geração de energia. Há, ainda, em construção grandes projetos rodoviários, com o intuito de facilitar-se a ligação entre diferentes regiões do país. A capital, Daca, uma das cidades que mais crescem no mundo, apresenta um sistema deficiente de infraestrutura assim como de saúde e educação, que devem ser melhorados por meio de novos projetos governamentais.
Governo de Bangladesh
O sistema político em Bangladesh é parlamentar. O país é uma democracia onde todos os habitantes com mais de 18 anos podem votar e participar do processo democrático. Em Bangladesh, o Parlamento possui 350 cadeiras e a participação de mulheres na política é muito forte, sendo que 50 dessas cadeiras são reservadas a elas. A atual primeira-ministra do país é Sheikh Hasina.
Acesse também: Qual a diferença entre o voto nulo e o voto branco?
Cultura de Bangladesh
A cultura de Bangladesh é composta por influência dos povos que habitaram o território bengali ao longo do tempo assim como das religiões praticadas no país. A principal religião do país, o islamismo, assim como o hinduísmo possuem forte influência na cultura local, nas festividades, no modo de vestir-se e nas práticas cotidianas do povo bengali.
A culinária é muito rica e tem fortes influências chinesa e hindu, com amplo consumo de arroz e vegetais, sendo que Bangladesh é conhecido como um dos países que menos consomem carne no mundo. O idioma é o bengali, mas o uso do inglês vem crescendo em razão do aumento do turismo local, marcado por paisagens naturais, templos e construções históricas.
Crédito da imagem
[1] Sk Hasan Ali / Shutterstock