Bandeira do Brasil foi adotada por meio de um decreto assinado pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da república.
A Bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais do país. Ela foi adotada no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da república. Essa data foi, mais tarde, instituída como o Dia da Bandeira. A atual versão é composta pelas cores verde, amarela, azul e branca, inspiradas nas cores da bandeira imperial. Na esfera azul central, as 27 estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, além de trazer uma faixa branca, com o lema “Ordem e progresso” impresso sempre na cor verde.
Leia mais: Mapa do Brasil — representação do território nacional
Resumo sobre Bandeira do Brasil
-
A Bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais do país.
-
Foi adotada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da república.
-
É composta por um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul, que tem no seu interior 27 estrelas representantes das unidades da federação e uma faixa com o lema “Ordem e progresso”.
-
Instituiu-se o Dia da Bandeira em 19 de novembro.
-
O Hino à Bandeira foi escrito por Olavo Bilac e apresentado pela primeira vez em 1906.
Significado da Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais do país, e a sua criação sucedeu à proclamação da república, que ocorreu no ano de 1889. Cada um de seus símbolos, formas e cores possui um propósito e um significado, e é isso que estudaremos na sequência.
-
As cores da Bandeira do Brasil
São quatro as cores da bandeira brasileira: verde, cor predominante, amarela, azul e branca. Diversas interpretações foram atribuídas a cada uma delas. A mais popular associa as cores às riquezas naturais do território e à exuberância da natureza observada no solo brasileiro. No entanto, sabe-se que as cores da nossa bandeira passaram por um processo de ressignificação ao longo do tempo. Originalmente, cada uma delas faz referência a um elemento ou evento de grande importância para a história de Portugal.
- Verde: inspirada na bandeira do Brasil Império, originalmente a cor verde simbolizava a família real portuguesa, representada então pela Casa de Bragança, de que fazia parte d. Pedro I. Outra interpretação possível para essa cor é o fato de ela representar os povos originários da Lusitânia, território que abrangia o oeste da península Ibérica e que corresponde a Portugal.
- Amarelo: o amarelo da bandeira brasileira representa a Casa de Habsburgo-Lorena, à qual pertencia a então imperatriz d. Leopoldina, casada com d. Pedro I.
- Azul e branco: ambos representam o condado Portucale ou Portucalense, do qual se originou o atual país de Portugal.
-
As estrelas na Bandeira do Brasil
O círculo azul no centro da Bandeira do Brasil é formado por 27 estrelas, uma das quais se encontra destacada na porção superior, acima da faixa onde se lê em verde “Ordem e progresso”. Cada uma das estrelas representa um dos 26 estados da federação e o Distrito Federal.
É importante ressaltar ainda que o posicionamento das estrelas não foi feito de maneira aleatória. Elas indicam a distribuição das constelações no céu do Brasil, uma delas a do Cruzeiro conforme observado na noite de 15 de novembro de 1889, no horário de 8 horas e 30 minutos. Foi nessa mesma data que se proclamou a república.
As 27 estrelas entraram em uso em 11 de maio de 1992, com o acréscimo dos seguintes estados da região Norte: Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima.
-
As formas da Bandeira do Brasil
A bandeira brasileira é composta por quatro formas: um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul e uma faixa branca posicionada no interior da esfera. Acredita-se que essas formas originalmente, assim como as cores, faziam referência à realeza de Portugal, com o losango amarelo homenageando as mulheres e o seu papel na família.
História da Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto 4º de 19 de novembro de 1889, assinado pelo então presidente provisório do país, o marechal Deodoro da Fonseca. O símbolo foi desenvolvido após a proclamação da república, que se deu em 15 de novembro de 1889 e marcou o fim do regime monárquico no Brasil. Essa profunda transformação na estrutura política do país demandava, portanto, a adequação dos símbolos nacionais ao novo período, sendo um deles a bandeira.
A concepção da bandeira da república ficou a cargo de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ambos filósofos e professores adeptos dos ideais positivistas. O responsável pela sua confecção foi o pintor Décio Vilares.
O novo pavilhão foi apresentado no mesmo dia em que Deodoro da Fonseca assinou o decreto anteriormente citado, substituindo uma outra bandeira que havia sido elaborada em 15 de novembro para substituir temporariamente a bandeira imperial. Essa primeira bandeira republicana é conhecida como Bandeira Provisória da República, e ficou em uso somente por quatro dias, de 15 a 19 de novembro.
As cores e formas observadas na bandeira do império foram preservadas no símbolo da república, mas algumas modificações significativas foram realizadas. Entre elas, o redimensionamento do losango amarelo e a substituição do brasão imperial pela esfera azul, que simbolizava a nova república com as estrelas em seu interior e a faixa com o lema “Ordem e progresso”.
Dia Nacional da Bandeira
O dia 19 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Bandeira do Brasil, em comemoração a esse símbolo nacional. A data foi escolhida por ter sido esse o dia em que a atual bandeira brasileira fora adotada, o que se deu mediante o decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889. Caso queira se aprofundar sobre a data comemorativa do mais popular dos nossos símbolos nacionais, leia: Dia da Bandeira.
Hino da Bandeira do Brasil
O hino à Bandeira do Brasil foi escrito pelo jornalista e poeta carioca Olavo Bilac (1865-1918), um dos principais nomes do parnasianismo brasileiro, e apresentado pela primeira vez no ano de 1906. A música foi de Francisco Braga (1868-1945), compositor e regente nascido também no Rio de Janeiro.
Hino à Bandeira do Brasil
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas\
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Leia mais: 13 de abril - Dia do Hino Nacional Brasileiro
O Brasil
O Brasil é um país localizado no subcontinente da América do Sul e banhado pelo Atlântico. Trata-se de um dos territórios mais extensos do mundo, com 8.516.000 km² de área, e por esse motivo é comum dizer que ele possui dimensões continentais. O clima predominante no país é o tropical, com a presença da Floresta Amazônica, na região Norte, que fornece grande teor de umidade para outras áreas do território. Os terrenos do país são, em sua maioria, planálticos.
A capital do Brasil é a cidade de Brasília, construída com o propósito de abrigar a sede do governo federal e inaugurada em 1960.
Com uma população de quase 213 milhões de habitantes, o Brasil ocupa a quinta posição entre os países mais populosos do mundo. A maior concentração populacional se encontra na região Sudeste, uma das cinco grandes regiões em que o país se divide (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Sua cidade mais populosa é São Paulo, capital do estado de mesmo nome.
O setor terciário lidera atualmente a economia nacional. A atividade agropecuária possui grande importância para o país, notadamente a comercialização de commodities agrícolas como a soja, assim como a exploração de recursos naturais, a exemplo do petróleo e minério de ferro. Ambas matérias-primas são fonte para a produção industrial brasileira, que se destaca, além dos setores petroquímico e de metalurgia, no processamento de alimentos e produção automobilística.
Curiosidades sobre a Bandeira do Brasil
-
O lema “Ordem e progresso”, impresso na cor verde no centro da Bandeira Nacional, foi inspirado no filósofo francês Augusto Comte, principal teórico do positivismo.
-
A lei que dispõe sobre os símbolos nacionais brasileiros (lei nº 5700, de 1971) determina que o ensino do significado da Bandeira do Brasil é obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino.
-
A mesma legislação determina as dimensões oficiais da Bandeira do Brasil e a forma de apresentá-la.
-
O dia 18 de setembro foi estabelecido como Dia dos Símbolos Nacionais, entre eles a Bandeira do Brasil.