O BID é um banco internacional criado em 1959 com o objetivo de promover o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – é uma corporação supranacional de caráter financeiro cuja sede se encontra na cidade de Washington, nos Estados Unidos. O seu objetivo é financiar de forma multilateral a realização de ações públicas e privadas que visem à redução da pobreza e dos problemas sociais na América Latina e no Caribe.
Essa instituição conta com 46 países acionistas, sendo que seis deles são mutuários – no caso, os países que fazem parte da América Latina e do Caribe. Esses últimos dispõem das ações majoritárias e comandam a organização. Entre os membros não mutuários estão países com bastante peso político, como Estados Unidos, Japão, China, Reino Unido, Alemanha e alguns outros.
Sua criação aconteceu no ano de 1959, na capital dos Estados Unidos, e sua atuação ocorre nas áreas referentes a programas sociais, infraestrutura pública, empreendedorismo, integração econômica regional e ampliação da liberalização do comércio. Sua atuação ocorre através da realização de empréstimos e doações, desenvolvimento de pesquisas e oferecimento de suporte técnico.
No ano de 2013, o BID realizou um empréstimo de 18 milhões de dólares para o Brasil para promover o combate à corrupção no país.
O BID é composto por duas organizações principais: a Corporação Interamericana de Investimentos (CII), que atua no financiamento de pequenas e médias empresas, e pelo Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), responsável por promover o crescimento do setor privado com foco nas microempresas.
_____________________
¹ Créditos: BID