Bacia Platina

A Bacia Platina é a segunda mais importante da América do Sul e umas das mais importantes do mundo. Possui como característica principal o elevado aproveitamento hidrelétrico e econômico das suas águas, cenário que promove geração de emprego e renda nas cidades banhadas pelos rios da bacia. Ela está localizada na porção centro-sul do continente sul-americano, em uma região bastante povoada e economicamente desenvolvida.

As bacias que formam a Bacia Platina são:

  • Bacia do Rio Paraná;

  • Bacia do Rio Paraguai;

  • Bacia do Rio Uruguai.

A sua importância está ligada ao aproveitamento econômico da bacia, assim como os seus diversos usos para a sociedade e para o meio ambiente. A Bacia Platina possui muitas usinas hidrelétricas, com destaque para a Usina de Itaipu, maior hidrelétrica do Brasil e segunda maior do mundo.

Leia também: Disparidades da distribuição de água no Brasil

A Bacia Platina está presente em cinco países da América do Sul.

Características da Bacia Platina

A Bacia Platina possui cerca de 3,14 milhões de quilômetros quadrados, sendo a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela está localizada nos seguintes países da América do Sul:

No caso específico do Brasil, a Bacia Platina está situada na porção centro-sul do país, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os estados brasileiros que possuem a totalidade ou parte do seu território dentro dos domínios da Bacia Platina são:

Essa bacia, também conhecida como Bacia do Rio da Prata, possui uma grande importância ambiental, econômica e política. Seus rios formadores banham importantes biomas, como a Mata Atlântica e o Pantanal, além do Cerrado e do Pampa, sendo a rede hidrográfica e o regime hidrológico fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico desses ecossistemas.

Já em relação ao cenário econômico, a Bacia Platina, por meio da sua rede de rios e aquíferos, fornece recursos hídricos necessários para o desenvolvimento de atividades produtivas, como a agricultura e a pecuária, além da indústria. Ela ainda permite a sua utilização para fins de geração de energia, transporte e lazer. Por sua vez, do ponto de vista político, a Bacia Platina permite a integração entre os países onde está situada, seja por meio da facilitação das trocas comerciais, seja pelas atividades de navegação.

A tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, na foz do Rio Iguaçu, representa a integração política e econômica entre os países.

A localização da Bacia Platina, em uma região densamente povoada e industrializada, propiciou a ocorrência de diversos impactos ambientais nos ambientes físicos. A poluição da água, seja por meio de agrotóxicos e rejeitos industriais, seja pelo descarte incorreto de lixo e esgoto, é uma realidade dos diversos rios que compõem a bacia. Além disso, a construção de barragens e hidrelétricas modificou o fluxo da água, criou barreiras naturais nos rios e prejudicou o ecossistema local.

Veja também: Economia verde – medidas que aliam desenvolvimento sustentável e crescimento econômico

Rios e bacias que formam a Bacia Platina

A Bacia Platina é formada por uma ampla rede hidrográfica, composta por uma diversidade de cursos de água e, ainda, por sub-bacias. Veja a seguir as principais bacias formadoras da Bacia Platina.

  • Bacia do Rio Paraná

O principal rio dessa bacia é o Paraná, que possui cerca de 4.500 quilômetros, sendo considerado o segundo maior da América do Sul. Além do rio Paraná, outros rios de importância dessa bacia são o Rio Grande, o Rio Paranaíba, o Rio Paranapanema, o Rio Tietê, o Rio Iguaçu e o Rio Aporé. A Bacia do Paraná se destaca pelo seu intenso aproveitamento para geração de energia, inclusive, nessa bacia, está localizada a maior usina hidrelétrica do Brasil: a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Além disso, a Bacia do Paraná possui vários trechos navegáveis, o que facilita o comércio entre os países da região. Por sua vez, há de se destacar ainda o aproveitamento turístico e de lazer dessa bacia. Nela estão localizadas as Cataratas do Iguaçu.

No Bacia do Rio Paraná, no rio Iguaçu, estão localizadas as quedas de água das Cataratas do Iguaçu.
  • Bacia do Rio Paraguai

Formada pelo Rio Paraguai, que possui cerca de 2.500 quilômetros de extensão, além de outros afluentes, como o rio Bermejo. Tradicionalmente, é caracterizada pelos seus rios de planície, que, apesar do pequeno aproveitamento hidrelétrico, são propícios para a navegação e transporte de cargas. Essa bacia abrange a área do Pantanal, bioma brasileiro que possui uma grande relevância ambiental.

  • Bacia do Rio Uruguai

Tem como rio principal o Uruguai, que tem uma extensão aproximada de 1.600 quilômetros, sendo formado pela confluência dos rios Canoas e Pelotas. Essa bacia não possui um grande destaque econômico, sendo amplamente utilizada para a geração de energia elétrica, por meio do funcionamento de hidrelétricas, como a Usina Hidrelétrica de Salto Grande. Além disso, grande parte da bacia é utilizada para a navegação, assim como atividades de lazer e pesca.

Importância da Bacia Platina

A Bacia Platina possui uma ampla importância econômica, visto que o uso da água dos rios dessa bacia está voltado para o desenvolvimento das atividades produtivas. Desse modo, os recursos hídricos da região beneficiam a produção agropecuária e industrial. A geração de energia, em razão da presença de várias hidrelétricas na região, também possui relevante importância econômica para os países que compõem a bacia. Além disso, os rios navegáveis permitem o fluxo de mercadorias, pessoas e serviços entre diferentes localidades da bacia, gerando emprego e renda nas comunidades ribeirinhas.

Há ainda a importância do uso para abastecimento humano. Nessa bacia está localizado o Aquífero Guarani, grande reserva subterrânea de água localizada na porção centro-sul da América do Sul e responsável pelo abastecimento de cidades importantes do interior do subcontinente. Ademais, a população usa os rios da bacia para atividades como turismo e lazer.

A rede hidrográfica da bacia, em conjunto com os aspectos físicos da paisagem, como o relevo e clima, também possui importância na manutenção do equilíbrio ecológico dos biomas da região. Os rios fornecem água e alimento para as espécies da fauna, além de abastecerem uma extensa rede de aquíferos subterrâneos, que auxiliam na sobrevivência das espécies de flora. A Bacia Platina está localizada em uma área extremamente degradada pela ação humana. Sendo assim, ela necessita de políticas de preservação, em razão da sua grande importância ambiental.

  • Hidrelétricas da Bacia Platina

A Usina Hidrelétrica de Itaipu está situada no Rio Paraná, na bacia hidrográfica de mesmo nome.

A Bacia Platina possui várias hidrelétricas nos diferentes rios que compõem a sua rede hidrográfica. Essa característica remete à importância econômica da bacia, em razão de concentrar um grande percentual de geração de energia, seja por meio de grandes usinas hidrelétricas, seja pela existência de pequenas centrais geradoras. O relevo da região facilitou o processo de instalação das hidrelétricas, já que muitos rios dessa bacia são rios de planalto, ou seja, possuem um certo desnível ao longo do seu curso, o que facilita a instalação das usinas.

No rio Paraná está localizada a Usina Hidrelétrica de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo, responsável por mais de 10% da energia consumida no Brasil. Na Bacia do Paraná estão instaladas ainda outras usinas de destaque nacional, como:

  • Usina Hidrelétrica de Furnas;

  • Usina Hidrelétrica de Porto Primavera;

  • Usina Hidrelétrica de Barra Bonita.

Por sua vez, na Bacia do Rio Uruguai, o destaque é a Usina Hidrelétrica Binacional de Salto Grande, localizada no Rio Uruguai. 

Por: Mateus Campos

Últimas Aulas

Sistema Métrico Decimal
Correntes marítimas: o que são e como se formam?
Estequiometria: pureza e impureza
Angela Davis
Todas as vídeo aulas

Versão completa