Aurora boreal

A aurora boreal é um fenômeno óptico natural que ocorre nas regiões do Polo Norte do planeta Terra e que resulta da interação entre gases atmosféricos e partículas solares.

A aurora boreal é um fenômeno luminoso visível no extremo norte do planeta Terra.

Aurora boreal é o fenômeno luminoso que ocorre no extremo norte do planeta Terra. É resultado das interações entre os gases atmosféricos e as partículas presentes nos ventos solares. Trata-se de um espetáculo da natureza que também ocorre no Hemisfério Sul, onde recebe o nome de aurora austral. A visibilidade da aurora boreal é um forte atrativo turístico nos países onde pode ser visualizada.

Leia também: Como se forma a neblina?

Resumo sobre aurora boreal

  • Aurora boreal é um fenômeno luminoso que pode ser visualizado no extremo norte do planeta Terra.

  • É um fenômeno causado pela interação entre partículas provenientes dos raios solares e gases existentes na atmosfera terrestre.

  • No Hemisfério Norte, países como Islândia, Canadá e Rússia são locais que permitem sua visualização.

  • Não se pode visualizar a aurora boreal a partir do território brasileiro, em função de sua posição geográfica, muito distante das áreas polares.

  • O fenômeno é denominado aurora austral quando ocorre no extremo sul do Hemisfério Sul.

Como ocorre a aurora boreal?

A aurora boreal resulta da interação entre o plasma proveniente do Sol e o campo magnético da Terra.

A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais incríveis que o ser humano pode visualizar. Trata-se da formação de um efeito luminoso no céu no extremo norte da Terra. É causado pela interação entre a atmosfera terrestre e as tempestades solares.

Tempestade solar é um processo causado pela liberação do plasma pelo Sol, um gás eletrizado por grande quantidade de partículas de elétrons e prótons. Esse fenômeno é comum em momentos quando o Sol se encontra em maior atividade, ou seja, liberando grande quantidade de energia.

O plasma proveniente do Sol entra em contato com a atmosfera terrestre, que funciona como um escudo natural do planeta e direciona esse plasma para as regiões polares por meio da força do campo magnético da Terra, que atua intensamente nessas regiões.

Principais características da aurora boreal

O que caracteriza o fenômeno da aurora boreal é a formação de um efeito luminoso, especialmente durante a noite, quando formas irregulares coloridas e brilhantes surgem no céu. As luzes de diversas cores formam estruturas horizontais ou circulares que podem ser observadas em diversos pontos do céu.

A formação de conjuntos luminosos de diversas cores no céu é o que caracteriza a aurora boreal.

Onde ocorre a aurora boreal?

A aurora boreal é um fenômeno que ocorre no extremo norte do Hemisfério Norte. Os territórios onde sua visualização é possível são:

  • Islândia;

  • porção norte dos países escandinavos: Noruega, Finlândia e Suécia;

  • Canadá;

  • região da Sibéria, na Rússia;

  • Alasca, estado dos Estados Unidos.

É possível ver a aurora boreal no Brasil?

Não é possível visualizar a aurora boreal a partir do território brasileiro, porque o Brasil se encontra muito distante das regiões polares do planeta Terra. A aurora boreal é um fenômeno exclusivo do extremo norte do Hemisfério Norte.

Quais as diferenças entre a aurora boreal e a aurora austral?

A aurora boreal é o fenômeno verificado no extremo norte do Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, o fenômeno formado pela interação entre o plasma solar e a atmosfera terrestre também ocorre, mas recebe o nome de aurora austral. Em outras palavras, a aurora austral é o mesmo fenômeno da aurora boreal, mas ocorre no Hemisfério Sul.

Estudos feitos pela Agência Espacial Americana (Nasa) confirmaram, em 2009, que as auroras do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul não ocorrem simultaneamente. Além disso, a aurora austral é mais difícil de ser visualizada, por ser mais constante em áreas específicas da Antártida. Raramente as auroras austrais surgem no céu da Tasmânia e da Nova Zelândia.

Veja também: Camadas da atmosfera terrestre — quais são elas?

Curiosidades sobre a aurora boreal

A aurora boreal é resultado das tempestades solares, que liberam grande quantidade de plasma. Os ventos solares que carregam esse gás altamente eletrizado possuem capacidade para causar uma série de efeitos no funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Isso foi observado inicialmente em um evento ocorrido no ano de 1859, quando uma grande tempestade solar interferiu no funcionamento dos equipamentos de telégrafo na América do Norte e na Europa. Esse fenômeno ficou conhecido como Evento de Carrington

Por: Larissa Mesquita

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Senhora | Análise Literária
Boko Haram
Fontes históricas
Filosofia no Enem: Filosofia Helenística
Todas as vídeo aulas

Versão completa