Aspectos Físicos de Sergipe

São Francisco: principal rio de Sergipe

Entre os aspectos físicos de Sergipe abordados estão a localização, relevo, clima, vegetação e hidrografia. Localizado na Região Nordeste, Sergipe possui extensão territorial de 21.918,354 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,26% da área total do Brasil, sendo o menor estado do país em área.

O território sergipano limita-se ao norte com Alagoas e a oeste e ao sul com a Bahia, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Com extensão de 163 quilômetros, o litoral de Sergipe abriga belas paisagens, com dunas, mar azul esverdeado e algumas praias desertas.

O relevo estadual é marcado por planícies litorâneas e depressão na maior parte do território. A maior parte do relevo apresenta baixas altitudes, sendo relativamente plano. O ponto mais elevado está localizado na Serra Negra, com 742 metros acima do nível do mar.

Outro aspecto físico de Sergipe é o clima. O estado possui dois climas distintos: tropical atlântico e semiárido. O primeiro predomina nas regiões litorâneas, caracterizando-se por chuvas de outono-inverno e temperatura média de 25 °C. O clima semiárido, por sua vez, atua no agreste e sertão sergipano, apresentando temperaturas elevadas (média de 30 °C) e longo período de estiagem.

A vegetação, assim como o clima, também varia de acordo com cada região do estado. A caatinga é o bioma predominante em Sergipe, mas também existem mangues litorâneos e uma faixa de floresta tropical, bastante desmatada. Já a rede hidrográfica é composta pelos rios Jarapatuba, Piauí, Poxim, Real, São Francisco, Sergipe, Vaza-Barris, Vermelho, entre outros.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Equações Trigonométricas
Globalização
Mutações cromossômicas
Osmose reversa
Todas as vídeo aulas

Versão completa