Aspectos Físicos do Piauí

O Piauí possui um belo litoral

Entre os aspectos físicos do Piauí abordados estão a localização, o clima, o relevo, a vegetação e a hidrografia. Situado na Região Nordeste, o estado ocupa uma área de 251.576,644 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,95% do território brasileiro, sendo o terceiro maior estado do Nordeste e o décimo do país.

O território piauiense limita-se a oeste com o Maranhão, a sudoeste com o Tocantins, ao sul com a Bahia, a oeste com Pernambuco e Ceará, além de ser banhado ao norte pelo Oceano Atlântico, possuindo um litoral de apenas 66 quilômetros, o menor do Nordeste. No entanto, o litoral do Piauí abriga uma grande biodiversidade e belas paisagens naturais, como o delta do Rio Parnaíba, ilhas, praias de areia fina e dunas.

Um aspecto físico do Piauí muito marcante é o relevo, caracterizado por planícies litorâneas, planaltos e depressão. A maior parte do terreno possui altitude inferior a 500 metros. Nas regiões fronteiriças com Ceará, Pernambuco e Bahia existem chapadas. O ponto mais elevado está localizado na Serra Grande, com 865 metros acima do nível do mar.

O clima varia de acordo com a região. O clima tropical predomina na maior parte do estado, com temperatura média em torno de 27 °C, umidade relativa do ar variando entre 60% e 84% e índices pluviométricos (chuvas) elevados. A porção sudoeste tem como clima atuante o semiárido, com temperaturas mais elevadas e menor quantidade de chuvas.

Assim como o clima, a vegetação também é heterogênea. A caatinga ocupa a maior parte do território do Piauí, que também abriga mangues litorâneos e mata dos cocais na porção oeste. A rede hidrográfica é composta pelos rios Canindé, Gurgueia, Longá, Paranaíba, Piauí, Poti, Uruçuí Preto, entre outros.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

João Cabral de Melo Neto
Coronavírus: o que é, sintomas, riscos
Lixo nuclear
Democracia
Todas as vídeo aulas

Versão completa