Aspectos Físicos do Paraná

Mata de Araucárias: bioma presente no Paraná

Localizado na Região Sul do Brasil, o Paraná possui extensão territorial de 199.316,694 quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 2,34% da área total do país. De acordo com o último Censo Demográfico, realizado em 2010, o estado possui 10.444.526 habitantes.

O território paranaense limita-se ao norte com São Paulo, a noroeste com Mato Grosso do Sul, ao sul com Santa Catarina, a oeste com o Paraguai e a sudoeste com a Argentina, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Entre os elementos físicos do Paraná podemos destacar o clima, relevo, vegetação e hidrografia.

Cortado pelo Trópico de Capricórnio, a porção norte do estado pertence à Zona Climática Intertropical; já o restante do território pertence à Zona Climática Temperada do Sul. Essa característica provoca uma variação no clima conforme cada região do Paraná. Contudo, predomina o clima subtropical, com verões quentes e invernos frios. A temperatura média anual é de 20 °C.

O relevo é bastante diversificado, sendo caracterizado por planaltos nas porções leste e oeste, depressão (no centro) e baixada no litoral. A Serra do Mar é o local onde são registrados os pontos mais elevados do Paraná, com destaque para o Pico do Paraná, cuja altitude é de 1.922 metros.

A cobertura vegetal também é heterogênea. Os principais biomas presentes no Paraná são: mangues litorâneos, mata Atlântica, floresta tropical, mata de araucária e campos. A rede hidrográfica, por sua vez, é formada pelos rios Iguaçu, Itararé, Ivaí, Paraná, Paranapanema, Piquiri, Tibaji, entre outros.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Últimas Aulas

O negro na Literatura Brasileira
Bissetriz de um ângulo
Revoluções inglesas: O que estudar?
A química dos agrotóxicos
Todas as vídeo aulas

Versão completa