Aspectos Físicos da Paraíba

Pico do Jabre: ponto mais elevado da Paraíba

Localização, relevo, clima, vegetação e hidrografia são alguns dos aspectos físicos da Paraíba que serão abordados nesse texto. Situado na Região Nordeste, o território da Paraíba limita-se ao norte com o Rio Grande do Norte, a oeste com o Ceará e ao sul com Pernambuco, além de ser banhado a leste pelo Oceano Atlântico.

O estado possui extensão territorial de 56.469,466 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,66% do território brasileiro, sendo o sexto menor estado do país em área. A Paraíba abriga o ponto oriental (extremo leste) do Brasil, a Ponta do Seixas.

O relevo paraibano é caracterizado por planície litorânea, planalto e depressão. No litoral, predomina uma planície formada pelas praias e terras arenosas; a porção central do estado é marcada por planalto; a oeste, o relevo característico é a depressão.  O ponto mais elevado é o Pico do Jabre, localizado na Serra do Teixeira, com 1.197 metros acima do nível do mar.

O clima estadual varia conforme a região. O clima atuante no litoral é o tropical úmido, com elevados índices pluviométricos e temperatura média em torno de 24 °C. No interior da Paraíba, predomina o clima semiárido, com poucas chuvas e temperatura média anual de 26 °C.

Assim como o clima, a vegetação também varia de acordo com a localidade. O estado possui mangues litorâneos, floresta tropical, cerrado e caatinga, que ocupa a maior parte do território. Já a rede hidrográfica é composta pelos rios Curimataú, Espinhara, do Peixe, Gramame, Paraíba, Piancó, Piranhas, Mamanguape, Taperoá, entre outros.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Emprego de S ou Z
Fontes renováveis de energia
Capacitores
“Elogio da Loucura”, de Erasmo de Roterdã
Todas as vídeo aulas

Versão completa