Aspectos Físicos do Pará

A floresta Amazônica é o bioma predominante no Pará

Clima, relevo, vegetação e hidrografia são alguns dos aspectos físicos do Pará que serão abordados. Esse estado, localizado na Região Norte do país e banhado a nordeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao sul com Mato Grosso, a oeste com o Amazonas, ao norte com o Amapá, a leste com o Maranhão e Tocantins e a noroeste com Roraima, Guiana e Suriname.

O Pará possui extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior estado brasileiro em área, atrás somente do Amazonas. Sua área corresponde a aproximadamente 14,6% do território brasileiro. Para se ter uma ideia da imensidão do Pará, ele é maior que países como o Egito, Bolívia, França, entre outros.

O relevo estadual apresenta baixas altitudes, sendo que mais de 85% do território não supera 300 metros de altitude. A porção norte é marcada por planície amazônica e as outras regiões são caracterizadas por depressões e pequenos planaltos, além de planície litorânea. O ponto mais elevado está localizado na Serra do Acari, com 906 metros acima do nível do mar.

Outro aspecto físico do Pará de grande importância é o clima. Cortado ao norte pela linha do Equador, o estado apresenta clima equatorial quente e úmido. A temperatura média anual varia entre 24 °C e 26 °C e o índice pluviométrico (chuvas) é de aproximadamente 2.800 mm ao ano.

A floresta Amazônica é o bioma predominante, mas também há áreas de cerrado, mangues e campos na ilha de Marajó. A rede hidrográfica, bastante rica, é composta por rios que integram as bacias hidrográficas Amazônica, Tocantins-Araguaia e Atlântico Nordeste Ocidental. Entre os principais rios que banham o Pará estão o Amazonas, Jari, Pará, Tapajós, Tocantins, Trombetas e Xingu.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Dona Flor e seus dois maridos I Análise literária
Crise dos mísseis
Reino Fungi
Aceleração Centrípeta
Todas as vídeo aulas

Versão completa