Aspectos Físicos do Maranhão

Lençóis Maranhenses

O Maranhão é o segundo maior estado do Nordeste em extensão territorial, com área de 331.935,507 quilômetros quadrados, o que corresponde a 3,9% do território brasileiro. Abriga 217 municípios e, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 6.574.789 habitantes.

O território maranhense limita-se a leste com o Piauí, a oeste com o Pará e ao sul e sudoeste com o Tocantins, além de ser banhado ao norte pelo Oceano Atlântico, apresentando a segunda maior costa litorânea do país, com extensão de aproximadamente 640 quilômetros.

O relevo estadual é caracterizado por planície litorânea com dunas e planaltos no interior. Cerca de 90% do território está abaixo de 300 metros de altitude, sendo que o ponto mais elevado situa-se na Chapada das Mangabeiras, atingindo 804 metros acima do nível do mar.

Localizado na sub-região nordestina denominada Meio-Norte, o Maranhão possui variação climática. A porção oeste do estado apresenta clima equatorial com altas temperaturas e elevadas médias pluviométricas (chuvas). Já na porção leste, o clima predominante é o tropical e também registra elevadas temperaturas, mas as chuvas são mais comuns nos primeiros meses do ano.

A vegetação é bastante diversificada: mata de cocais, a leste; mangues, no litoral; floresta Amazônica, a oeste; e cerrado, ao sul. O Maranhão abriga uma das mais belas paisagens naturais do Brasil, conhecida como os Lençóis Maranhenses. Esse local é formado por rios, lagos, manguezais e dunas, que podem atingir até 50 metros de altura.

Composta por vários rios, a rede hidrográfica maranhense é bastante rica. Entre os principais rios estão o Corda, Gurupi, Grajaú, das Balsas, Itapecuru, Mearim, Munim, Parnaíba, Pindaré, Tocantins, Turiaçu, etc.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Regência nominal
Planificação de sólidos geométricos
Morfologia vegetal: semente
Epistemologia (teoria do conhecimento)
Todas as vídeo aulas

Versão completa