Aspectos Físicos do Ceará

Vegetação típica do Sertão Cearense

Entre os aspectos físicos do Ceará estão a localização, o clima, o relevo, a vegetação e a rede hidrográfica. Esse estado, localizado na Região Nordeste, possui extensão territorial de 148.920,538 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 9,57% do Nordeste e 1,75% da área total do Brasil.

O território do Ceará limita-se a oeste com o Piauí, ao sul com Pernambuco, a sudeste com a Paraíba e a leste com o Rio Grande do Norte. O estado é banhado ao norte pelo Oceano Atlântico, apresentando um litoral de 573 quilômetros de extensão, com dunas de areias e águas claras.

O relevo cearense é marcado por áreas de planalto, planícies e várzeas. A maior parte do relevo tem altitude inferior a 200 metros, porém existem serras que atingem mais de 1.000 metros. O ponto mais elevado é o pico da Serra Branca, na Serra do Olho d’Águia, com 1.154 metros acima do nível do mar.

Outro aspecto físico do Ceará de grande destaque é o clima. Localizado na sub-região do Sertão Nordestino, o estado tem como clima predominante o semiárido, caracterizado por temperaturas elevadas (média de 29 °C) e baixo índice pluviométrico – essa região sofre com os longos períodos de seca. O clima atuante na região litorânea é o semiúmido, com temperatura média de 27 °C e maiores índices de chuvas.

A vegetação predominante é a caatinga, mas também há áreas de restinga e de salinas numa estreita faixa litorânea. A rede hidrográfica do Ceará é composta pelos rios Acaraú, Banabuiú, Jaguaribe, Salgado, entre outros. O Rio Jaguaribe possui extensão de 610 quilômetros, abrigando os dois maiores reservatórios de água do estado: Açude Orós e Açude Castanhão.
 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de função polinomial do 2º grau no Enem
Aspectos naturais da África
Haletos orgânicos
Filosofia no Enem: Natureza do Conhecimento
Todas as vídeo aulas

Versão completa