Aquecimento Global

O aquecimento global é um problema ambiental que tem como principal causa a intensificação do efeito estufa, provocada pela maior emissão de gases poluentes da atmosfera.

O aquecimento global é um problema ambiental causado pela intensificação do efeito estufa.

Aquecimento global é um grave problema ambiental que começou com a Revolução Industrial, a partir de quando as emissões de gases poluentes, como dióxido de carbono, na atmosfera se tornaram mais intensas, o que potencializou o efeito estufa e contribuiu para o aumento da temperatura da Terra em 1,3 ºC, em relação aos níveis pré-industriais. Como principal consequência do aquecimento global, tem-se as mudanças climáticas, que trazem impactos negativos à biosfera, aos seres humanos e à economia do planeta Terra.

Reverter esse quadro parece impossível, mas frear o avanço do aquecimento global é possível mediante a implementação de uma matriz energética limpa ou mesmo a mudanças de hábito no cotidiano. Na esfera internacional, os acordos climáticos são muito importantes para a tomada de decisões entre países, com o estabelecimento de metas a serem cumpridas em curto e médio prazo.

Leia também: Quais são os principais problemas ambientais?

Resumo sobre aquecimento global

  • Aquecimento global é um problema ambiental caracterizado pelo aumento anormal da temperatura média do planeta Terra.

  • A intensificação do efeito estufa é a principal causa do aquecimento global. Isso tem acontecido por conta da ação antrópica, especialmente a liberação de gases poluentes.

  • O aquecimento global acontece por meio da maior liberação de gases como dióxido de carbono, metano e CFC, que retêm maior calor na atmosfera terrestre.

  • Estima-se que a temperatura do planeta esteja 1,3 ºC maior do que no período pré-industrial, já que foram a industrialização e a urbanização as responsáveis pela intensificação do efeito estufa.

  • O aquecimento global provoca as mudanças climáticas, que trazem severos problemas para o meio ambiente, para a população e para a economia.

  • Diminuir o aquecimento global é uma necessidade urgente, que deve ser realizada mediante ações como a diminuição do uso de combustíveis fósseis, o recrudescimento das leis ambientais e a adoção de modos de produção mais sustentáveis.

  • Em nível de Estado, seguir as diretrizes dos acordos climáticos, como o Protocolo de Montreal e o Acordo de Paris, é de fundamental importância para a obtenção de melhores resultados.

O que é aquecimento global?

Aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média do planeta Terra provocado pela intensificação do efeito estufa. Esse é um fenômeno em curso no mundo desde, pelo menos, a Revolução Industrial, agravando-se principalmente a partir da segunda metade do século XX. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) estima que a Terra esteja 1,3 ºC mais quente nos dias de hoje do que na era pré-industrial, e a continuidade do aumento dessa temperatura é um dos problemas ambientais mais graves do mundo atual.

Principais causas do aquecimento global

O aquecimento global tem como principais causas a intensificação do efeito estufa e a ação dos seres humanos sobre o planeta Terra. A ação humana engloba desde as transformações feitas no meio natural, passando pelas técnicas e tecnologias (instrumentos, insumos e demais elementos de trabalho ou da vida cotidiana) desenvolvidas para serem utilizadas regularmente, até a exploração econômica dos recursos naturais.

A intensificação da emissão de gases do efeito estufa é a principal causa do aquecimento global.[1]

A atividade antrópica que mais está atrelada ao aquecimento global é a emissão de gases poluentes da atmosfera, os chamados gases do efeito estufa (GEE). A liberação de tais gases é feita por meio da atividade urbano-industrial, em especial pela queima de combustíveis fósseis. Além disso, contribuem para o aquecimento global o desmatamento e as queimadas.

Como acontece o aquecimento global?

O aquecimento global acontece por meio da maior emissão de gases do efeito estufa, os GEE, que intensificam esse efeito natural, aumentando o calor retido próximo da superfície terrestre. Os GEE que mais contribuem para esse problema são:

  • dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2);

  • gás metano (CH4);

  • clorofluorcarbonos (CHC) e hidroclorofluorcarbono (HCFC);

  • óxido nitroso (N2O).

Essas substâncias são oriundas de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis de veículos, o processo de produção industrial e a agropecuária. Em condições naturais, os GEE criam uma camada que não deixa parte do calor emanado do Sol para a Terra retornar para o espaço, retendo-o próximo da superfície. No entanto, o maior volume desses gases em suspensão na atmosfera tem ocasionado a maior retenção de calor, provocando o aumento expressivo da temperatura do planeta.

Os GEE, principalmente os CFC e HCFC, causam, além da intensificação do efeito estufa, o aumento do buraco na camada de ozônio (O3). A camada de ozônio é um envólucro protetor do planeta Terra que fica na estratosfera e que consegue filtrar os raios solares, impedindo ou amenizando a chegada de radiação, como a ultravioleta (UV). Com a destruição do ozônio, essa radiação consegue penetrar a atmosfera com facilidade, contribuindo para o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Acesse também: Como acontece a destruição da camada de ozônio (O3)?

Problemas causados pelo aquecimento global

O aquecimento global é classificado como um problema ambiental grave, sendo ele próprio responsável por outros desequilíbrios que ameaçam o meio ambiente e o planeta Terra como um todo. A gravidade do aquecimento global atingiu tal estágio que a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a chamá-lo de ebulição global como uma forma de alertar para a necessidade urgente de ação dos Estados e da sociedade civil. O maior problema causado pelo aquecimento global são mudanças climáticas.

As mudanças climáticas são alterações no padrão de circulação da atmosfera ocasionadas pelo aumento da temperatura do planeta. Os problemas gerados pelas mudanças climáticas estão relacionados com a ocorrência, cada vez mais comum, de fenômenos atmosféricos extremos, antes raros ou sazonais, como:

  • ondas de calor intensas e prolongadas;

  • frentes frias fora de época e que derrubam as temperaturas além do esperado;

  • recorrência de fenômenos como El Niño e La Niña, que tendem a se intensificar;

  • intensificação das monções nos países banhados pelo oceano Índico;

  • ocorrência de chuvas intensas e muito volumosas sem precedentes;

  • secas severas e duradouras, muitas vezes sem precedentes na localidade em que têm ocorrido.

Quais as consequências do aquecimento global?

O derretimento de geleiras e o aumento do nível do mar são consequências do aquecimento global.

As consequências do aquecimento global vão além das mudanças climáticas. As transformações na atmosfera e os fenômenos climáticos extremos geram problemas de ordem ambiental, econômica e social. Dessa maneira, temos como consequências do aquecimento global:

  • derretimento de geleiras e calotas polares, o que aumenta o nível dos mares e oceanos;

  • aumento da temperatura das águas dos oceanos e sua acidificação;

  • desequilíbrio de ecossistemas e perda da biodiversidade marinha e terrestre;

  • diminuição das reservas de recursos naturais, limitando a vida e as atividades econômicas;

  • perda de lavouras e problemas associados à produção agrícola, causando perda de alimentos;

  • prejuízos econômicos por conta da perda de lavouras e dos impactos nos recursos naturais;

  • condições climáticas extremas, aumentando o número de refugiados do clima;

  • agravamento de doenças relacionadas à baixa qualidade do ar e ao calor ou frio extremo, com o desenvolvimento de novas condições clínicas atreladas às mudanças climáticas.

Países que mais contribuem para o aquecimento global

Os países que mais contribuem para o aquecimento global são aqueles cuja emissão de gases do efeito estufa é maior que a dos demais, o que é causado por motivos diversos, que vão desde a intensa urbanização até a presença de amplos parques industriais ou de um setor agropecuário expressivo. Os maiores emitentes de GEE e que, portanto, mais contribuem para o aquecimento global são:

Países e territórios que mais contribuem para o aquecimento global

China

Estados Unidos

Índia

União Europeia

Rússia

Japão

Brasil

Irã

Indonésia

10º

México

Lista dos países mais afetados pelo aquecimento global

Os países mais afetados pelo aquecimento global são aqueles que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, territórios subdesenvolvidos com elevado índice de pobreza e deficit em setores estratégicos, como de infraestrutura e saúde pública. Confira, a seguir, quais são os países mais afetados por esse problema ambiental.

Países e territórios mais afetados pelo aquecimento global

Chade

Somália

Síria

República Democrática do Congo

Afeganistão

Bangladesh

Sudão do Sul

Etiópia

Nigéria

10º

República Centro-Africana

Acordos climáticos e aquecimento global

Os acordos climáticos são compromissos firmados entre países e territórios que têm como objetivo nortear a ação internacional para a contenção ou desaceleração do aquecimento global e das mudanças climáticas em curso. Boa parte dos acordos do clima surgiu em reuniões como a Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972, e que inaugurou as discussões acerca da degradação ambiental e de seus impactos para as gerações futuras. Os principais acordos climáticos estabelecidos, desde então, foram:

  • Protocolo de Montreal: visa a impedir o aumento do buraco na camada de ozônio por meio da proibição da fabricação e comercialização de CFC e derivados.

  • Protocolo de Kyoto: visava a diminuir as emissões de GEE, principalmente CO2.

  • Acordo de Paris: substituiu o Protocolo de Kyoto e estabeleceu metas mais detalhadas para a redução das emissões de poluentes.

Veja também: Quais foram as principais conferências ambientais?

Medidas para reduzir o aquecimento global

A redução do aquecimento global é uma necessidade urgente, haja vista que a elevação da temperatura média global está chegando muito próximo do ponto de irreversibilidade estabelecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC): 1,5 ºC. Para além do cumprimento das medidas estabelecidas pelos acordos climáticos por parte dos Estados, existem outras medidas que devem ser adotadas para conter esse problema:

  • Redução da utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, na matriz energética. Em médio e longo prazo, transformar a matriz energética mediante a adoção de fontes limpas e renováveis.

  • Endurecer as leis ambientais e ampliar a fiscalização em áreas mais suscetíveis à ocorrência de queimadas e desmatamento.

  • Adoção de métodos de produção mais sustentáveis, tanto na produção agropecuária quanto na indústria, adequando a produtividade com a demanda.

  • Pessoalmente, fazer o uso de transportes coletivos ao invés de transportes individuais, priorizando ônibus e metrô, por exemplo.

  • Implementação de planos de recuperação de áreas degradadas e de projetos de reflorestamento para a retenção de carbono.

  • Intensificar a conscientização da população e dos agentes econômicos e estatais mediante a ampliação de projetos de educação ambiental, reforçando a importância da regulação térmica do planeta para a garantia dos recursos naturais e da vida.

Exercícios resolvidos sobre aquecimento global

Questão 1

(Etec)

A intensa atividade de desflorestamento altera a composição química da atmosfera amazônica devido às emissões de gases e de partículas. Essas emissões são decorrentes das queimadas e têm implicações importantes em nível local, regional e global. As queimadas são uma significativa fonte global de vários gases, como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4).

https://tinyurl.com/yc65n76t%20. Acesso em: 18.08.2023. Adaptado.

Os compostos mencionados são gases:

A) que protegem a Terra da radiação infravermelha.

B) que protegem a Terra da radiação ultravioleta.

C) do efeito estufa, os quais amenizam a temperatura global.

D) do efeito estufa, os quais destroem a camada de ozônio.

E) do efeito estufa, os quais potencializam o aquecimento global.

Resolução:

Alternativa E

Os gases mencionados são gases do efeito estufa, os quais intensificam esse fenômeno e acabam por potencializar o aquecimento global, já que as temperaturas médias do planeta aumentam.

Questão 2

(PUC) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como sendo um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, É CORRETO afirmar que:

A) mecanismos que aumentem o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para diminuir o efeito estufa.

B) a liberação do gás carbônico na atmosfera devido a atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que a assimilação pela fotossíntese.

C) o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado principalmente pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

D) as queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

E) os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

Resolução:

Alternativa B

O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera é um dos principais motivos pelos quais o efeito estufa tem se intensificado, o que resulta no aumento do aquecimento global. Essa liberação de CO2 tem sido a uma taxa muito elevada, o que supera a capacidade de assimilação pela fotossíntese.

Crédito de imagem

[1]Sudarshan Jha / Shutterstock

Fontes

IPCC. Climate change widespread, rapid, and intensifying. IPCC, 09 ago. 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/2021/08/09/ar6-wg1-20210809-pr/.

NASA. World of Change: Global Temperatures. NASA’s Earth Observatory, [s.d.]. Disponível em: https://earthobservatory.nasa.gov/world-of-change/global-temperatures.

NUNEZ, Christina. What is global warming, explained. National Geographic, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/global-warming-overview.

Por: Paloma Guitarrara

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Eras geológicas
Muro de Berlim: da construção à queda
Replicação do DNA
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa