Situada na porção sudoeste da África e banhada pelo oceano Atlântico, a Angola possui extensão territorial de 1.246.700 quilômetros quadrados. O país limita-se ao norte e a leste com a República Democrática do Congo, a leste com a Zâmbia e ao sul com a Namíbia.
Ex-colônia portuguesa, a independência nacional foi conquistada no dia 11 de novembro de 1975. Após décadas em guerra para a obtenção da autonomia perante os portugueses, a Angola enfrentou uma guerra civil de quase 40 anos (1975 a 2002). Esse conflito, desencadeado por três grupos políticos com diferenças ideológicas, provocou a morte de mais de 1 milhão de angolanos.
A guerra influenciou negativamente o desenvolvimento socioeconômico do país. A economia, pouco diversificada, é extremamente dependente das exportações de petróleo, que é responsável por 58% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O solo angolano também abriga diamantes, minério de ferro, cobre, manganês, fosfato, chumbo, estanho, ouro e prata. A agricultura é a atividade desenvolvida pela maioria da população, com destaque para os cultivos de café, cana-de-açúcar, sisal, milho, amendoim, arroz, cacau, banana, batata, algodão e tabaco.
A Angola é considerada um dos países economicamente mais pobres do planeta. De acordo com relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país, com média de 0,403, ocupa o 146° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é formado por 169 nações. Entre os vários problemas socioeconômicos estão: a taxa de mortalidade infantil é uma das maiores do planeta: 114 óbitos a cada mil nascidos vivos; o analfabetismo atinge 33% da população; 46% dos angolanos são subnutridos; a expectativa de vida é de apenas 42 anos; grande parte da população vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.
Brasão de Armas
Dados da Angola:
Extensão territorial: 1.246.700 km².
Localização: África.
Capital: Luanda.
Clima: Tropical (maior parte) e árido tropical (porção oeste).
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: José Eduardo dos Santos.
Divisão administrativa: 18 províncias.
Idiomas: Português (oficial), línguas regionais.
Religiões: Cristianismo 94,3% (católicos 57,8%, protestantes 28,2%, outros 8,3 %), crenças tradicionais 4,7%, sem religião e ateísmo 1%.
População: 18.497.632 habitantes.
Densidade demográfica: 14,8 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,6%.
População residente em área urbana: 57,6%.
População residente em área rural: 42,4%.
Analfabetismo: 33%
População subnutrida: 46%.
Taxa de mortalidade infantil: 114 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 42 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 51%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 50%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,403 (muito baixo).
Moeda: Kuanza.
Produto Interno Bruto (PIB): 83,4 bilhões de dólares.
PIB per capita: 3.068 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, Opep, SADC, UA.