O conceito de amplitude térmica é importante para compreendermos a variação da temperatura de um clima.
O termo amplitude térmica é frequentemente utilizado para designar a diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante um certo período. Existem vários fatores que influenciam a variação de temperatura de uma região no decorrer de um dia, um mês ou um ano.
Como calcular a amplitude térmica de uma região?
Já que a amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, devemos calculá-la assim:
AT = T - t
AT = Amplitude térmica;
T = Temperatura máxima;
t = Temperatura mínima.
Tomemos como exemplo o climograma da cidade do Porto, em Portugal*:
-
Amplitude térmica anual – é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.
No caso do climograma da cidade do Porto, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,1°C) e a maior temperatura máxima foi registrada em agosto (25°C). Portanto, a amplitude térmica anual (AP = T - t) da cidade do Porto é de 19,9°C.
-
Amplitude térmica mensal – é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.
No mês de agosto, na cidade do Porto, a temperatura máxima teve média de 25°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 14,6°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade do Porto é de 10,4°C, ou seja, a temperatura variou 10,4°C durante o mês de agosto.
-
Amplitude térmica diária – é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.
Na cidade do Porto, no dia 05 de dezembro de 2016, a temperatura máxima foi de 20°C, e a temperatura mínima foi de 13°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Porto, no dia 05 de dezembro de 2016, foi de 7°C.
Fatores que influenciam a amplitude térmica
Os diferentes tipos climáticos existentes em nosso planeta podem possuir amplitudes térmicas muito distintas. O clima equatorial, por exemplo, possui pequena amplitude térmica, pois a variação de temperatura não chega a 5°C. Já no clima desértico, a temperatura pode sofrer variação de mais de 50°C, em virtude da ausência de umidade.
Veja quais são os fatores que influenciam a amplitude térmica:
-
Ação humana:
* Fonte - IPMA