Altas montanhas e vegetação

O monte Everest se encontra a uma altitude de 8.848 metros, portanto não encontramos vegetação neste local.

As montanhas são acidentes geográficos e seu agrupamento recebe o nome de cordilheira. Uma montanha possui uma altitude maior que a de uma colina. Existem montanhas no planeta que atingem até 8.848 metros (Monte Everest, Nepal). A altitude é um fator determinante na composição climática das áreas de montanhas. Em geral, todas são bastante frias, muitas delas permanecem cobertas de neve em todo o ano ou por boa parte dele. Diante desse aspecto, as coberturas vegetais existentes no globo podem ser identificadas ou classificadas de acordo com as altitudes nas quais a vegetação se localiza.

Em regiões de baixas altitudes, as elevações oscilam entre 0 e 300 metros. Em médias altitudes, ocorre uma baixa umidade relativa do ar, o que favorece o aparecimento de vegetação cuja característica principal é perder as folhas durante o período do inverno, as quais são recompostas na estação da primavera (florestas caducifólias); além de pinheiros adaptados às condições de temperaturas muito frias.


Em áreas que apresentam grandes altitudes, as alturas variam entre 2.400 a 3.000 metros. Nos locais com tais características, a umidade relativa do ar é restrita, condição que proporciona a proliferação de vegetação do tipo orófila (vegetação rasteira e arbustiva). Em regiões cuja altitude é superior a 3.000 metros, não são identificadas coberturas vegetais.

Por: Eduardo de Freitas

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Falha de San Andreas
Órgãos e função do sistema respiratório
Fogos de artifício e o perigo de explosões
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa