A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu e detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Europa.
Localizada na porção central da Europa, a Alemanha, banhada pelo Mar do Norte e Mar Báltico, possui fronteiras ao norte com a Dinamarca, a leste com a Polônia e a República Tcheca, ao sul com a Áustria e a Suíça, a sudoeste com a França e a oeste com Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.
Seu território, com extensão de 356,7 mil quilômetros quadrados, compreende planícies ao norte, planaltos no centro e os Alpes no sul. Os principais maciços (falhas) antigos são o Xisto-Renano e da Floresta Negra. O clima predominante é o temperado e a rede hidrográfica é composta pelos rios Reno, Elba, Meno, Mosela, Ruhr, Danúbio, entre outros.
A Alemanha é o segundo país mais populoso do continente europeu, com aproximadamente 82 milhões de habitantes, atrás somente da Federação Russa, que possui 140,3 milhões de pessoas. A densidade demográfica, ou seja, população relativa, é de 230 habitantes por quilômetro quadrado. Berlim, capital nacional, possui cerca de 3,4 milhões de habitantes.
O país foi derrotado em duas guerras mundiais, sendo que a segunda, entre os anos de 1939 a 1945, resultou na divisão da Alemanha em Alemanha Oriental (com domínio dos soviéticos) e Alemanha Ocidental (com influência dos Estados Unidos da América, França e Inglaterra). Essa fragmentação resultou na construção do Muro de Berlim, uma das atitudes mais inescrupulosas da Guerra Fria (conflito entre EUA e URSS).
Construção do Muro de Berlim: o muro da vergonha
O Muro de Berlim, construído em agosto de 1961, consistia em uma barreira geográfica, restringindo o contato entre a população da porção oriental com os habitantes da Alemanha Ocidental. Sua extensão era de 156 quilômetros, com 300 torres de observação para impedir a migração de alemães para a porção ocidental. Somente em 1989, o Muro de Berlim foi destruído, e a reunificação da Alemanha foi concretizada no ano seguinte.
Após a reunificação e os financiamentos e investimentos obtidos dos EUA, a Alemanha alcançou um rápido desenvolvimento econômico. Atualmente, o país detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) do continente europeu e o quarto do planeta, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, respectivamente. A atividade industrial é bastante diversificada, com destaque para os segmentos químico, siderúrgico, metais não ferrosos, automobilístico, biotecnologia, informática, etc.
No âmbito social, a nação ocupa o 10° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,885. Entre os bons indicadores estão a alta expectativa de vida (80,2 anos), a renda per capita, os serviços de saneamento ambiental e as baixas taxas de mortalidade infantil (4 para cada mil nascidos vivos) e de analfabetismo.
No entanto, é importante ressaltar que o país não conseguiu superar totalmente as desigualdades existentes entre a porção Oriental e a Ocidental, sobretudo a disparidade econômica. Nos estados da antiga Alemanha Oriental, cerca de 12% dos habitantes estão desempregados, o setor industrial é menos desenvolvido e o PIB per capita é bem inferior se comparado com o dos estados da antiga Alemanha Ocidental.
Berlim, capital da Alemanha
Dados da Alemanha:
Extensão territorial: 356.733 km².
Localização: Europa.
Capital: Berlim.
Clima: Temperado.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 16 estados.
Idioma: Alemão.
Religiões: Cristianismo 74,9% (protestantes 35,1%, católicos 32,6%, outros 7,2%), sem religião 18%, outras 5%, ateísmo 2,1%.
População: 82.056.775 habitantes. (Homens: 40.255.333; Mulheres: 41.801.442).
Densidade demográfica: 230 hab./km².
Taxa média anual de crescimento populacional: -0,08%.
População residente em área urbana: 73,8%.
População residente em área rural: 26,2%.
População subnutrida: menor que 5%.
Taxa de mortalidade infantil: 4 para cada mil nascidos vivos.
Esperança de vida ao nascer: 80,2 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,885 (muito alto).
Moeda: Euro.
Produto Interno Bruto (PIB): 3,6 trilhões de dólares.
PIB per capita: 40.528 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, G-8, OCDE, OMC, ONU, OTAN, UE.