ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um acordo comercial que foi idealizado pelos Estados Unidos da América na Cúpula das Américas quer aconteceu em Miami, EUA, no ano de 1994.
Teoricamente, a ALCA seria composta pelos 34 países das Américas, com exceção de Cuba. Seu objetivo é eliminar as barreiras comercias entre os Estados-membros gradualmente e de acabar com as tarifas alfandegárias entre os mesmos.
Essa idéia é conseqüência da globalização, onde os países procuram estreitar suas relações, fazendo assim, com que os acordos comerciais ocorram de forma mais integrada e menos burocratizada.
No ano de 2005 a ALCA começaria a funcionar, mas, isso não ocorreu, pois inúmeros movimentos sociais e sindicais latino-americanos protestaram, com medo de perderem seus empregos.
Além disso, já havia uma desconfiança dos países latino-americanos em relação a esse acordo. Depois de várias discussões entre os EUA e os outros países, não se chegou a um consenso, resultando no fracasso do acordo em novembro de 2005, na última Cúpula das Américas.