Altitude e clima possuem uma relação inversa: quanto maiores os valores de um, menores os valores de outro.
A relação entre o clima e a altitude manifesta-se por meio das variações de pressão atmosférica e temperatura. Apesar de as localidades mais altas estarem mais próximas do sol, elas costumam receber menos calor, tornando-se mais frias, além de apresentarem uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor.
Mas por que isso acontece?
Primeiramente, é importante considerar que somente na troposfera (porção mais inferior da atmosfera) é que as temperaturas são inversamente proporcionais às altitudes. Isso ocorre porque nessa camada a maior parte do calor vem dos raios solares, mas não é recebida diretamente por eles, e sim pela radiação emitida pela reflexão ou aquecimento da superfície terrestre. Portanto, quanto mais próximo de superfícies continentais, maiores tendem a ser as temperaturas.
Além disso, a pressão atmosférica também exerce um papel fundamental nesse processo. Isso porque ela tende a ser maior nas regiões mais baixas, graças aos efeitos da gravidade. Dessa forma, com pressão maior, mais concentradas no ar estarão as moléculas, favorecendo o aumento das temperaturas.
No entanto, é importante lembrar que o clima de uma determinada localidade não é influenciado somente pela altitude, havendo inúmeros outros fatores, como a latitude, a maritimidade, as massas de ar, entre outros.