Folclore é o conjunto de tradições culturais manifestadas por um povo. Inclui elementos como a música, a dança, as lendas, as brincadeiras, os ditados populares e as festas.
O folclore é entendido como o conjunto das manifestações culturais tradicionais de um povo e pode ser manifestado por meio de ações individuais ou coletivas, sendo um item característico da identidade social de uma comunidade. Essas tradições são transmitidas de geração para geração e se manifestam por meio de danças, músicas, lendas, festas, etc.
A palavra “folclore” surgiu no idioma inglês, tendo sido criada por William John Thoms a partir da junção dos termos “folk” e “lore”, que juntos podem ser entendidos como “saber tradicional de um povo”. No Brasil, os estudos sobre folclore só ganharam força no século XX, e nossa cultura é entendida como muito rica em suas manifestações folclóricas.
Leia também: Afinal, o que é cultura?
Resumo sobre folclore
-
O folclore é entendido como as manifestações culturais tradicionais de um povo.
-
O termo “folclore” é originário da expressão “folk-lore” do inglês.
-
Os estudos sobre folclore se consolidaram na Europa a partir do século XIX.
-
Os estudos sobre folclore no Brasil ganharam força apenas a partir da década de 1950, e um dos mais importantes folcloristas de nosso país foi Luís da Câmara Cascudo.
-
No Brasil, o folclore se manifesta em diversos elementos culturais, como danças, músicas, festas populares, lendas, entre outros.
Videoaula: O que é folclore?
O que é folclore?
Nos estudos das ciências humanas, o folclore é entendido como o conjunto das manifestações culturais que são realizadas por determinado povo. Essas manifestações podem se dar em diferentes contextos, manifestando-se individual ou coletivamente, e são elemento fundamental da identidade cultural de um território.
As manifestações folclóricas são parte de tradições culturais que são transmitidas de geração para geração e estão manifestadas em danças, brincadeiras, festas populares, mitos, lendas, canções, entre outras formas. O folclore é uma característica importante da identidade de um povo, tanto que existem ações promovidas pela Unesco que buscam garantir a preservação dessa herança cultural.
Quando surgiu o termo folclore?
O termo folclore foi originado no idioma inglês em meados do século XIX. Esse período ficou marcado pelo avanço e pela consideração dos estudos de assuntos relacionados ao folclore. Nesse processo, um escritor inglês chamado William John Thoms propôs, em 1846, que a cultura popular fosse conhecida como “folk-lore”.
Nesse momento, a sugestão de Thoms propunha a separação dos termos pelo hífen, e a justificação para o termo é que, no inglês, “folk” é traduzido como “povo” e “lore” é traduzido como “conhecimento” ou “saber”. Sendo assim, “folk-lore” pode ser interpretado como o saber tradicional de um povo.
A proposta de Thoms se deu em uma carta que ele enviou para a revista The Atheneum e que foi publicada em 22 de agosto de 1846. A partir disso, o termo se popularizou e tornou-se sinônimo das manifestações tradicionais e populares de determinado povo. Essa popularização, no entanto, não foi imediata, levando algumas décadas e ganhando força quando surgiu a Folklore Society, em Londres, em 1878.
Características do folclore
Segundo as definições realizadas no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, as características mais básicas do folclore foram definidas. É importante pontuar que essas definições não são unanimidade nas Ciências Sociais e Humanas, e muitos pesquisadores questionam diversos pontos dessas definições.
Entre as características do folclore, destacam-se:
-
Anonimato: consolidou-se que o fato folclórico, isto é, o que é parte do folclore, é oriundo do anonimato. Essa atribuição é, no entanto, bastante questionada porque exclui elementos da cultura popular que não são anônimos.
-
Aceitação coletiva: o fato folclórico se estabelece por meio da aceitação coletiva, tornando-se um elemento tradicional da cultura de um povo.
-
Transmissão oral: o fato folclórico se estabelece e é transmitido a partir da oralidade. Essa característica também é bastante criticada porque exclui elementos da cultura popular que não são orais.
-
Tradicionalidade: são fatos folclóricos elementos que são tradicionais na cultura de um povo.
-
Espontaneidade: os fatos folclóricos surgem como manifestação cultural espontânea do povo e não são criados por meio de leis, por exemplo
Folclore na história
O folclore é uma área do conhecimento razoavelmente nova, e seu surgimento remonta ao século XVIII, embora as principais iniciativas para a sua consolidação tenham sido realizadas a partir do século seguinte. Importantes nomes na consolidação do folclore foram Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm, pois transcreveram uma série de contos que eram transmitidos na cultura popular europeia.
A criação da Folklore Society é uma demonstração dos avanços que aconteceram nos estudos folclóricos. Nesse contexto, a ideia de folclore que se desenvolveu se associou fortemente com a tradição cultural transmitida de maneira oral, antiga e ligada aos camponeses.
Os intelectuais que se dedicaram a estudar o folclore passaram a ser chamados de folcloristas, termo que se popularizou a partir da década de 1950. Essa área do conhecimento estava fortemente ligada às tradições culturais europeias, uma vez que surgiu nos círculos intelectuais europeus. À medida que os estudos na Europa se consolidaram, espalharam-se para outros locais, alcançando os Estados Unidos e o Brasil.
Conforme os estudos se consolidaram no campo do folclore, as definições iniciais foram sendo modificadas com o tempo, e novas manifestações culturais foram sendo integradas aos estudos do folclore além daquelas oriundas da Antiguidade, da tradição oral e com origem nas zonas rurais.
Folclore no Brasil
Os estudos em folclore ganharam força no Brasil a partir do século XX, mas uma sistematização para definir e entender o que era folclore e o que fazia parte dele só foi realizada em nosso país a partir da década de 1950. Desse modo, em 1951 foi realizado um evento no Rio de Janeiro que ficou conhecido como I Congresso Brasileiro de Folclore.
Nesse evento foi definido um entendimento sobre folclore: ele seria objeto de estudo da Antropologia, além de estabelecer características para definir elementos folclóricos presentes na cultura popular brasileira. As definições desse congresso foram atualizadas no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, realizado na Bahia, em 1995.
Por meio desse evento foi definido que “folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”. Além disso, foi estabelecido que o folclore é identificado por meio da aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade e funcionalidade. As Ciências Sociais e Humanas foram entendidas como o campo de estudo do folclore, e este foi considerado parte da cultura popular.|1|
Aqui no Brasil, um dos nomes mais conhecidos nos estudos folclóricos foi Luís da Câmara Cascudo, conhecido por analisar as origens históricas e as características do folclore brasileiro. Outros nomes de grande relevância nesse campo foram Florestan Fernandes e Mário de Andrade.
Folclore brasileiro
O folclore brasileiro é o conjunto que engloba as manifestações culturais presentes em nosso país, sendo elas por meio de lendas, cantigas, brincadeiras, festas populares, artesanato, literatura, entre outras formas. O folclore brasileiro incorpora elementos oriundos das culturas indígena, europeia e africana. Veja a seguir algumas das manifestações culturais que fazem parte do folclore brasileiro.
→Lendas do folclore brasileiro
O folclore brasileiro é rico em lendas, com destaque para algumas, como:
-
Lobisomem;
-
Iara;
-
Mula sem cabeça;
-
Cuca;
Veja também: Tutu — o monstro do folclore brasileiro que é associado ao bicho-papão
→Folclore brasileiro na literatura popular
Na literatura popular, os fatos folclóricos se associam com os seguintes itens:
-
adivinhações;
-
provérbios e ditados populares;
-
trava-língua.
→Música e danças do folclore brasileiro
Na música e danças do folclore brasileiro estão incluídas algumas das mais populares manifestações populares de nosso país, com destaque para:
-
maracatu;
-
baião;
-
quadrilha;
-
cantigas de roda;
-
catira;
-
carimbó;
-
afoxé.
→Festas populares do folclore brasileiro
Entre as tradicionais festas da cultura brasileira e que são parte de nosso folclore estão:
-
Círio de Nazaré;
-
Festa de Parintins;
-
Carnaval.
Notas
|1| CNF. Carta do Folclore Brasileiro. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/CartadoFolcloreBrasileiro1995.pdf.
Créditos de imagem
[1] T photography / Shutterstock
[2] Cacio Murilo / Shutterstock
Fontes
BENJAMIN, Roberto. Conceito de Folclore. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf.
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, s/d.
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.
CNF. Carta do Folclore Brasileiro. Disponível em: https://www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/CartadoFolcloreBrasileiro1995.pdf.