Rigidez dielétrica

A rigidez dielétrica é a tensão máxima suportada pelo material isolante. Pode ser considerada como a medida da eficácia de um isolante elétrico.

Os raios surgem no momento em que a rigidez dielétrica do ar é rompida

Dielétrico é um sinônimo para isolante elétrico, tipo de material que dificulta a passagem de corrente elétrica. Os dielétricos são utilizados para o isolamento de equipamentos e fios energizados, protegendo indivíduos contra choques elétricos.

Um dielétrico pode ser “forçado” a conduzir corrente elétrica. Para isso, o material deve ser submetido a uma intensa diferença de potencial (ddp). A energia será tão grande que as cargas elétricas fluirão pelo isolante, que momentaneamente se tornará um condutor.

Cada material possui um valor de tensão máxima que deve ser aplicada para que ocorra o transporte das cargas. Esse valor é chamado de rigidez dielétrica. A tabela a seguir traz a rigidez de alguns materiais isolantes determinada em volts por metro (V/m).

Um raio “cai” no momento em que a rigidez dielétrica do ar é rompida. Assim que a ddp entre as nuvens e solo for superior a 3 milhões de volts, as cargas elétricas serão transmitidas pelo isolante.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Variância e desvio padrão
Florestas do Brasil: Amazônia
Perestroika e Glasnost
Filosofia no Enem: Democracia e Cidadania
Todas as vídeo aulas

Versão completa