Quando estamos definindo o conceito de trabalho realizado por uma força não levamos em conta o tempo gasto na realização desse trabalho. No cotidiano, muitas vezes, conhecer o tempo gasto na realização de determinado trabalho pode ser de suma importância, pois, sabendo qual o tempo gasto, podemos tentar realizar o trabalho mais rapidamente.
Dessa forma, se tivermos duas máquinas realizando o mesmo trabalho com a mesma perfeição, podemos escolher a máquina que realiza o trabalho com mais agilidade, ou melhor, com mais rapidez. Nesse sentido, podemos conceituar potência como sendo a grandeza escalar que mede a taxa temporal com que um trabalho é realizado. Matematicamente podemos determinar a potência através da seguinte equação:
Na figura acima temos um bloco (que consideraremos como sendo um ponto material) que se movimenta em uma superfície retilínea, sob a ação de uma força constante de intensidade
Onde Vméd é a velocidade média do ponto material no intervalo de tempo Δt.
Na equação acima P é a potência média, F é a força e v é a velocidade média.
Quando o intervalo de tempo gasto na realização de um trabalho é muito pequeno, fica caracterizada a potência instantânea. Nesse caso, vi é a velocidade instantânea do ponto material. Portanto:
Unidade de potência
No SI, a unidade de potência é o joule por segundo, que denominamos watt (W), em homenagem ao aperfeiçoador da máquina a vapor, o escocês James Watt.