Você já se perguntou se aquelas recargas na bateria do celular afetam a sua conta de energia? Fizemos os cálculos para você.
Você tem ideia de quanta energia elétrica é necessária para recarregar a bateria de um smartphone? Já parou para pensar se a recarga dos celulares afeta o consumo mensal de energia elétrica? O consumo de energia elétrica pelos aparelhos celulares depende diretamente da capacidade de armazenamento de suas baterias, medida em mAh (miliamperes-hora).
Em média, um aparelho celular apresenta 2000 mAh (miliamperes-hora) de carga elétrica armazenada em sua bateria de íons de lítio. Cada mAh equivale a uma carga elétrica de 3,6 C (Coulombs), portanto, uma bateria de celular desse tipo pode armazenar até 7200 C.
Para calcularmos a energia potencial elétrica armazenada na bateria, devemos levar em conta que a maioria delas opera com uma tensão elétrica de aproximadamente 4,2 V, resultando em uma quantidade de energia de aproximadamente 30.000 J (3.104 J). Observe o cálculo a seguir:
A unidade comumente utilizada para medir o consumo de energia elétrica é o kWh. Observe a equação dimensional abaixo, que utiliza a definição de potência:
Observe que, para que a energia consumida seja dada em kWh, a potência deve ser informada em kW, e o tempo, em horas. Se nos lembrarmos de que 1 W equivale a 1 Joule por segundo, então, 1 kWh é o equivalente a mil Joules por segundo. Multiplicado por 3600 segundos (uma hora tem 3600 segundos), logo, 1 kWh equivale a 3,6.106 J. Assim sendo, os 30.000 J de energia armazenados na bateria do celular equivalem a somente 0,008 kWh.
Quanto gastamos por ano recarregando a bateria do celular?
Fazendo mais algumas estimativas, podemos dizer que uma carga completa (de 0% a 100%) feita diariamente, completando 365 cargas ao final do ano, gera um consumo de 2,9 kWh. A conta agora fica simples: basta multiplicar esse valor pelo preço do kWh informado em sua conta de energia. Se considerarmos o seu valor médio em R$ 0,45, durante um ano, o gasto seria de apenas R$ 1,30.