Potência

As indicações 2000 W e 2800 W indicam as potências nas posições morno e quente.

Imagine que você more em um conjunto habitacional de dois blocos de 20 andares cada. Instaladas na cobertura de cada um deles, tem-se 10 caixas-d’água de 10 mil litros de capacidade. Para encher esses reservatórios com água da rua, foi preciso instalar uma bomba-d’água no subsolo de cada prédio.

Nesse caso, as bombas funcionavam automaticamente, ou seja, quando quatro caixas ficavam vazias, elas (as bombas) eram acionadas. Um fato que ocorria era que uma das bombas sempre demorava o dobro de tempo para bombear 40 mil litros de água. Podemos dizer que essa bomba era menos potente que a outra.

De fato, a potência está relacionada à quantidade de energia transferida e ao tempo de duração dessa transformação.
Podemos verificar que os chuveiros oferecem duas posições (duas potências) para ajustar a temperatura da água: uma para quente e outra para morno.

Dessa maneira, um chuveiro que permanece ligado por um mesmo intervalo de tempo transforma energia elétrica em energia térmica em maior quantidade quando está na posição quente do que na posição morno.

Potência é representada pela letra (P) e é uma grandeza escalar definida pelo quociente entre o trabalho realizado e o intervalo de tempo gasto para realizá-lo.

Caso o trabalho seja medido em joule (J) e o tempo em segundos (s), a potência será medida em watt (W). É comum vermos a potência sendo expressa em kW (1000 W).

Foi o cientista James Watt quem aprimorou a máquina a vapor, que por sinal teve papel importante na revolução industrial.

Não podemos nos esquecer de que a energia elétrica das residências é medida em kWh.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Mediana
Pedro Álvares Cabral
Capacitores em série
Principais temas de Filosofia para o Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa