Para entender por que o som não se propaga no espaço, é necessário saber que as ondas sonoras são do tipo mecânica, ou seja, precisam de um meio material para difundi-las.
As ondas são perturbações causadas no espaço que podem transportar energia. Elas são classificadas em dois tipos: ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. Ondas classificadas como mecânicas precisam de um meio de propagação, ou seja, só se propagam se houver um meio material. Já as eletromagnéticas propagam-se independentemente da existência de um meio.
Por serem ondas do tipo mecânicas, as ondas sonoras não podem propagar-se no espaço, pois, no vácuo, não existem moléculas através das quais o som possa fluir. Portanto, o resultado de uma possível colisão ou explosão ocorrida no espaço teria como resultado o silêncio.
Por serem eletromagnéticas, as ondas de rádio e a luz, por exemplo, podem propagar-se tranquilamente através do vácuo.
Espaço barulhento das ficções
É muito comum assistirmos produções cinematográficas nas quais se representam sons produzidos no espaço. Na famosa série de filmes Star Wars, por exemplo, a todo instante, são reproduzidos sons de explosões, colisões e tiros ocorridos em pleno espaço. É importante salientar que, mesmo sendo um erro científico, devemos ficar atentos à questão da ciência ficcional, que não possui compromisso com a realidade, mas é criada para dar condições de existência às propostas da trama.
Por outro lado, existem filmes de ficção científica que retratam com perfeição a questão da não propagação de ondas sonoras no espaço. No filme Gravidade (Gravity), de 2013, uma colisão de satélites provoca uma reação em cadeia e gera terríveis choques de objetos no espaço. Todas essas imagens das colisões são representadas e reproduzidas com completo silêncio e acabam por demonstrar a impossibilidade de as ondas sonoras propagarem-se no vácuo.
Cena do filme Gravidade em que ocorre uma colisão no espaço **
Como os astronautas batem papo no espaço?
Durante caminhadas espaciais, os astronautas conseguem conversar uns com os outros por meio de ondas de radiofrequência. O som produzido dentro dos trajes espaciais, onde existe oxigênio, é captado por um microfone, transformado em ondas de rádio e finalmente transmitido. As ondas de rádio podem difundir-se no espaço porque são ondas eletromagnéticas.
** Cena do filme Gravidade:
Título original: Gravity
Direção: Alfonso Cuarón
Direção de fotografia: Emmanuel Lubezki
Ano de lançamento: 2013
Distribuição: Warner Bros.