A principal característica do funcionamento da panela de pressão baseia-se no fato de que o ponto de ebulição varia conforme a pressão.
Quem nunca viu uma panela de pressão? Muitas vezes chegamos em casa e escutamos o barulho de uma panela de pressão. Quando ela não está cozinhando feijão, está cozinhando outros tipos de alimentos. Ficamos na expectativa de saber se o feijão vai ficar gostoso, se a carne vai ficar bem cozida, etc., mas quase não nos interessamos em saber qual é principio de funcionamento.
Embora muitas pessoas não gostem de Física, vemos que este estudo está mesmo relacionado ao nosso cotidiano.
A principal característica de funcionamento da panela de pressão baseia-se no fato de que o ponto de ebulição varia conforme a pressão. Caso um líquido esteja submetido à alta pressão, a temperatura de ebulição desse líquido também será maior.
A pressão ao nível do mar é de 1 atmosfera; a água, então, ferve a 100ºC em uma panela comum (destampada).
No mesmo local, a água dentro da panela de pressão é aquecida com uma temperatura acima de 100ºC antes que a pressão de vapor fique igual à pressão externa, ou seja, antes de iniciar o processo de ebulição.
A pressão que se consegue no interior de uma panela de pressão é de 2 atmosfera, com a substância ainda interna no estado líquido, a uma temperatura que chega a 120ºC (por isso os alimentos são cozidos mais rapidamente).
Ao cozinharmos um alimento em uma panela de pressão, o vapor de água que se forma fica preso dentro dela. Depois de acumular uma certa quantidade de vapor, o mesmo consegue empurrar a válvula, saindo da panela.
Videoaula relacionada: