Operações com algarismos significativos

Ao medirmos o diâmetro de uma moeda usando uma régua em centímetros, vemos que não obtemos um valor exato, mas sim aproximado entre 6 cm e 6,5 cm

Quando realizamos certas medidas, podemos encontrar erros, isso pode acontecer pelo fato de usarmos instrumentos de medida que não fornecem medidas exatas. Sendo assim, em todas as medidas que fizermos teremos o algarismo correto e o algarismo duvidoso. A esse conjunto de algarismos damos o nome de algarismos significativos. Abaixo veremos algumas formas exatas de efetuar as principais operações com algarismos significativos.

É certo que diversas vezes ao realizarmos soma, subtração, divisão e multiplicação, obtemos resultados com vírgula. Para muitos alunos isso é bastante complicado, porém, podemos dizer que é bastante simples, desde que sigamos algumas regras básicas. Vejamos:

Quando efetuamos uma continha de multiplicação ou divisão usando algarismos significativos, temos que representar o resultado encontrado (nas continhas) com o número de algarismos significativos iguais aos do fator que possui o menor número de algarismos significativos.

Por exemplo, vamos considerar a multiplicação dos números 3,21 e 1,6. Ao multiplicarmos ambos os números, encontramos como resultado o valor 5,136. Como o primeiro número (3,21) possui três algarismos significativos e o segundo (1,6) possui dois algarismos significativos, o resultados que devemos apresentar deve conter dois algarismos significativos, ou seja: 5,1.

Perceba como se faz o arredondamento: sendo o primeiro algarismo abandonado menor do que 5, mantemos o valor do último algarismo significativo. Agora, se o primeiro algarismo a ser abandonado for maior ou igual a 5, acrescentamos uma unidade ao último algarismo significativo.

No exemplo, o primeiro algarismo abandonado é  3, portanto, como ele é menor do que 5, mantivemos o número 2, que é o último algarismo significativo. Vejamos outro exemplo: agora vamos efetuar a multiplicação dos números 2,33 e 1,4.

2,33 x 1,4=3,262

Como resultado desta operação obtivemos 3,262. O nosso resultado deve apresentar apenas 2 algarismos significativos, sendo assim, o nosso resultado é 3,3. Nesse caso, o primeiro número a ser abandonado é 6. Como ele é maior que 5, acrescentamos uma unidade ao número 2, que é o último algarismo significativo da multiplicação.

Já na adição e subtração, o resultado deve conter um número de casas decimais igual ao da parcela com menos casas decimais. Assim, por exemplo, considere a adição abaixo:

3,32+3,1=6,42

Como a primeira parcela possui duas casas decimais (3,32) e a segunda somente uma (3,1), apresentamos o resultado com apenas uma casa decimal. Dessa forma, temos:

6,4

Na soma de 5,37+3,1=8,47, o resultado é apresentado com apenas uma casa decimal e levando em conta a regra do arredondamento, temos o seguinte valor:

5,37+3,1=8,47   ⟹   8,5

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Últimas Aulas

Como usar a Filosofia e a Sociologia na Redação do Enem
Economia da China
Dipolo Induzido | Forças Intermoleculares
Óptica no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa