A força de atrito é muito útil porque se opõe ao movimento de um corpo. É graças ao atrito que um carro se movimenta, por exemplo.
Você já deve ter estudado as forças de atrito, deve também ter observado que essa é uma força que se opõe ao movimento de um corpo, e que quanto maior, mais dificuldade temos para colocar um corpo em movimento.
Ao andar, uma pessoa “empurra” o chão, com seus pés, para trás. Uma força de atrito é exercida, então, pelo chão, sobre os pés da pessoa, “empurrando-a” para frente. Assim, em uma superfície sem atrito a pessoa não conseguiria caminhar.
Pisando no acelerador, as rodas de tração de um carro começam a girar, empurrando o chão para trás. Em virtude do atrito, o chão reage sobre a roda, empurrando o carro para frente. Logo, é graças ao atrito que o carro se movimenta.
Imagine agora um ônibus estacionado em uma via inclinada. Nesse caso, o ônibus se mantém em repouso graças ao atrito entre o chão e as rodas do veículo; se não houvesse o atrito seria impossível estacionar o ônibus em uma rampa.
O que podemos concluir é que existem casos nos quais a superfície com atrito é muito mais útil para a mobilidade dos corpos.