O momento de força é uma grandeza física associada ao fato de uma força fazer com que um objeto gire.
O momento de força ou torque é uma grandeza física associada ao fato de uma força promover rotação, ou seja, fazer com que um objeto gire. Podemos ver tal fato ocorrendo diariamente nas situações em que abrimos uma porta, apertamos um parafuso usando uma chave de fenda, etc. Perceba, nos exemplos citados, que a força e o objeto que a recebe vão girando em torno de um ponto fixo. Esse ponto será de fundamental importância em nossos estudos.
A equação do momento de força
Vamos supor que um quadro esteja preso a uma parede em um ponto P. Aplicamos, sobre o quadro, uma força F, como mostra a figura acima. Podemos perceber que a força que aplicamos tende a fazer com que o quadro gire em torno do ponto P. Nesse caso, o momento de força tem sua intensidade determinada pelo produto da intensidade da força pela distância (d) de sua reta suporte ao ponto P, ou seja:
MF=F.d
Essa expressão MF significa momento de força F em relação ao ponto, o qual, por sua vez, pode ser denominado polo dos movimentos. A distância (d) da reta suporte da força F ao ponto P (polo dos momentos) é, por definição, a perpendicular do ponto até a reta suporte da referida força. Quando o polo estiver contido na reta suporte da força, o momento gerado será nulo, pois a distância (d) é nula. Portanto, o corpo não tende a girar. Veja a figura abaixo.
Unidades no SI
F – newton (N)
d – metro (m)
MF – newton x metro – N.m
Momento resultante
O momento resultante em relação a um determinado polo é igual à soma algébrica dos momentos de todas as forças aplicadas no objeto, em relação ao mesmo polo.
MR= MF1+ MF2+...+ MFN
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: