Massa específica e densidade são a razão entre massa e o volume de um corpo. No entanto, a massa específica é sempre constante e a densidade varia conforme o corpo.
Massa específica
Vamos considerar uma porção de uma determinada substância homogênea (pois todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça. Essa porção possui massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seu volume tem sempre um mesmo valor. A esse valor constante chamamos de massa específica (µ).
Sendo assim, a massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente. Massa específica é representada pela equação:
µ = m
V
Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela.
No sistema internacional de unidades SI, a massa está em kg e o volume em m3, portanto a massa específica é dada em kg/m3.
Densidade
Vamos agora considerar um corpo de massa m e volume V que pode ser heterogêneo ou oco (como mostra a figura abaixo):
Esse corpo possui uma massa m e um volume V, que inclui a parte vazia (oca). Dessa forma, podemos definir densidade como:
A densidade de um corpo é dada pela razão entre a massa e o volume correspondente.
d = m
V
As unidades de densidade e massa específica são as mesmas. Vimos que a massa específica de uma substância é constante, já a densidade varia conforme o corpo. Mesmo sendo a mesma equação utilizada, massa específica e densidade têm conceitos diferentes.
Definimos massa específica como sendo a razão da massa e do volume de uma substância maciça, por exemplo: um bloco de ferro.
Temos que ficar atentos, pois um sólido oco apresenta densidade menor que a massa específica do material que o constitui.