O Magnetismo é o ramo da Física que se dedica à compreensão e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com o campo magnético de ímãs.
Magnetismo é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos que envolvem ímãs e fenômenos relacionados com a presença e interação de campos magnéticos com diversos materiais. O funcionamento de televisores, o armazenamento de dados e a ressonância magnética são exemplos de aplicações do estudo do magnetismo.
História
As primeiras observações de fenômenos magnéticos foram realizadas na região da Magnésia, na Ásia. Observou-se que um minério possuía a capacidade natural de atrair materiais metálicos. Esse minério foi chamado de Magnetita. Os chineses, com a invenção da bússola, foram os primeiros a encontrar uma aplicação prática para o fenômeno do magnetismo.
Por décadas, a eletricidade e o magnetismo foram estudados como fenômenos que não mantinham nenhuma relação. A explicação para a relação impossível entre eletricidade e magnetismo vinha de comparações feitas entre os fenômenos. A possibilidade de monopolo elétrico e a condição de inseparabilidade dos polos magnéticos são exemplos de observações que endossavam a ideia de que eletricidade e magnetismo eram fenômenos completamente diferentes.
No início do século XIX, a experiência realizada pelo físico dinamarquês Hans Christian Oesrted mostrou que a eletricidade poderia gerar magnetismo e vice-versa. Ao colocar uma bússola na região de um fio retilíneo, Oersted percebeu que a agulha da bússola era defletida somente enquanto existia corrente elétrica no circuito. Com isso, o cientista concluiu que existia relação entre corrente elétrica e magnetismo.
Por meio dos estudos realizados principalmente por Michael Faraday (1791-1867), o eletromagnetismo foi desenvolvido. As contribuições de Faraday permitiram o desenvolvimento dos estudos a respeito da indução eletromagnética e abriram o caminho para uma quantidade satisfatória de tecnologias e aplicações relacionadas ao Magnetismo.
Campo magnético
O campo magnético é a região de atuação de um ímã. Pode ser entendido como a região no espaço ao redor do material sobre a qual ele atua. Um ímã pode atrair alguns materiais metálicos por meio da influência de seu campo magnético. De forma simples, o campo magnético orienta os elétrons que compõem o material atraído, e essa orientação faz com que o material passe a se comportar como um ímã.
Limalha de ferro atraída por um ímã
Adota-se que as linhas de campo magnético saem do polo norte (N) e vão em direção ao polo sul (S) do ímã. Por abandonarem e voltarem ao mesmo corpo, as linhas de campo magnético são classificadas como linhas fechadas.
Magnetismo terrestre
Em virtude da movimentação de materiais no núcleo da Terra, nosso planeta comporta-se como uma ímã gigante. O eixo magnético é invertido em relação ao eixo geográfico da Terra. Assim sendo, o polo norte geográfico é o polo sul magnético, e o polo sul geográfico é o polo norte magnético da Terra.
Aplicações
Diversas tecnologias foram criadas a partir da compreensão dos fenômenos magnéticos e do entendimento da relação entre eletricidade e magnetismo. A lista a seguir traz exemplos de aplicações que envolvem os conceitos estudados pelo Magnetismo:
-
Cartões magnéticos;
-
Alto-falantes;
-
Eletroímãs;
-
Captadores de instrumentos musicais;
-
Discos rígidos;
-
Motores elétricos.
Logo mais abaixo fornecemos mais textos relacionados ao estudo dos fenômenos magnéticos. Bons estudos!