Antigamente, para saber se uma pessoa estava no estado febril era necessário que alguém sentisse sua testa a fim de medir sua temperatura. Hoje sabemos que esse método é bastante enganoso, pois quando tocamos um corpo com temperatura elevada temos a sensação de calor e quando tocamos um corpo com temperatura mais baixa temos a sensação de frio, portanto, dependendo da pessoa que o tocar, diferentes sensações poderão ocorrer.
Nos estudos da termodinâmica definimos que a temperatura nada mais é do que a medida do nível de agitação térmica das partículas ou a medida do nível de energia térmica por partícula de um corpo ou sistema físico. Vimos também que o equilíbrio térmico entre dois corpos se estabelece quando ambos apresentam a mesma temperatura, isto é, apresentam o mesmo nível de agitação térmica.
Vejamos a situação da figura acima: o corpo A está em equilíbrio térmico com o corpo C, isto é, a temperatura do corpo A é igual à temperatura do corpo C. Vemos também que a temperatura do corpo B é igual à temperatura do corpo C.
De acordo com a figura acima podemos enunciar que se dois corpos, A e B, estiverem em equilíbrio térmico, isto é, estiverem com a mesma agitação térmica, com um terceiro corpo, C, A e B também estarão em equilíbrio térmico entre si. Essa conclusão é conhecida como a Lei Zero da Termodinâmica.
É interessante ressaltar que a lei zero da termodinâmica surgiu muito tempo depois da primeira e segunda lei da termodinâmica. Isso ocorreu porque os físicos perceberam que o calor é uma forma de energia que pode ser transformada em outra.