Lançamento oblíquo

Lançamento oblíquo é um movimento composto de um movimento uniforme, na direção horizontal, e de um movimento acelerado, na vertical. Esses movimentos ocorrem simultaneamente.

O lançamento da bola de basquete é um exemplo de lançamento oblíquo.

O lançamento oblíquo é um movimento bidimensional usado para descrever trajetórias parabólicas feitas por corpos lançados com ângulos diferentes de 0º ou 90º em relação às superfícies horizontais. Trata-se de um movimento composto, pois, na direção horizontal, o corpo descreve um movimento uniforme, enquanto que, na vertical, descreve um movimento de lançamento vertical durante sua subida e um movimento de queda livre durante sua descida.

Neste artigo, para descrevermos o lançamento oblíquo e suas propriedades, levaremos em conta apenas o lançamento oblíquo que ocorre no vácuo, ou seja, sem qualquer ação de forças dissipativas, como o atrito do projétil com o ar.

Propriedades do lançamento oblíquo

Quando um corpo é lançado obliquamente, sua velocidade inicial (v0) é dividida entre as componentes vx e voy. A diferença na notação usada nas duas componentes da velocidade justifica-se pelo fato de a componente horizontal (vx) ser constante, enquanto que a velocidade vertical (voy) varia com o tempo, pois a aceleração da gravidade está presente nessa direção.


Na figura acima, vemos o formato da trajetória formada no lançamento oblíquo e a variação da velocidade vertical
voy.

A subida do projétil é sempre contra a ação da gravidade, tratando-se, portanto, de um movimento uniformemente retardado. Durante a descida, como o movimento está a favor da gravidade, ele é uniformemente acelerado. Além disso, os tempos de subida e de descida são sempre iguais para esse tipo de lançamento.

Veja também: O que estudar de Física para o Enem?

Podemos relacionar as duas componentes da velocidade inicial com seu módulo (v0) por meio do Teorema de Pitágoras, uma vez que vx e v0y são perpendiculares uma em relação à outra:

Para calcularmos separadamente as componentes da velocidade inicial, fazemos sua projeção nos eixos x e y por meio das seguintes relações:


A velocidade horizontal no lançamento oblíquo é constante, logo, nessa direção, o projétil percorre a mesma distância a cada intervalo de tempo.

Além do lançamento oblíquo, há também o lançamento vertical e o lançamento horizontal.

Altura máxima no lançamento oblíquo

Quando um corpo é lançado obliquamente, ele pode atingir uma altura máxima. Nesse ponto, sua velocidade vertical torna-se nula, já que, a partir de lá, inicia-se o movimento de queda. Podemos calcular a altura máxima atingida por um projétil em lançamento oblíquo por meio da seguinte equação:


Legenda:
Hmáx – altura máxima (m)
v0 – velocidade inicial (m/s)
senθ – seno do ângulo θ
g – aceleração da gravidade (m/s²)

Alcance máximo no lançamento oblíquo

A fórmula do alcance máximo é usada para calcularmos a distância horizontal que um projétil é capaz de atingir a partir de sua posição de lançamento. Essa fórmula é apresentada abaixo:


Legenda:
Amáx –
alcance máximo (m)
v0 – velocidade inicial (m/s)
sen(2θ) – seno do ângulo 2θ
g – aceleração da gravidade (m/s²)

Analisando a equação acima, é possível perceber que a maior distância horizontal possível é atingida quando o ângulo de lançamento é igual a 45º, já que o seno do ângulo de 90º é o de maior valor possível para essa função e vale 1.

Veja também: Dicas para resolver exercícios de Física

Exercício sobre lançamento oblíquo

Exercício 1 – Um projétil é lançado obliquamente com velocidade de 30 m/s, formando um ângulo de 30º com a horizontal. Em relação ao movimento desse projétil, calcule:

Dados: g = 10 m/s²

a) A altura máxima atingida por ele.

b) O alcance máximo do projétil.

Resolução:

a) Podemos calcular a altura máxima atingida pelo projétil utilizando a fórmula a seguir:

Tomando os dados fornecidos pelo enunciado do exercício, temos que:

b) Calcularemos o máximo alcance atingido pelo projétil por meio da fórmula abaixo:

Dessa forma, teremos que:

Resumo sobre lançamento oblíquo

  • O lançamento oblíquo é um movimento bidimensional, composto de um movimento uniforme na direção horizontal e de um movimento uniformemente variado na direção vertical.
     
  • As componentes da velocidade inicial do projétil podem ser calculadas por meio do seno e do cosseno do ângulo formado pelo vetor velocidade e a direção horizontal.
     
  • O ângulo que favorece a distância máxima horizontal percorrida pelo projétil é o ângulo de 45º.
    ???????
  • No lançamento oblíquo, os tempos de queda e de subida são sempre iguais.
     
  • No ponto de altura máxima, a velocidade vertical do projétil é nula, e sua velocidade resultante é a própria componente horizontal da velocidade, que permanece constante durante todo o movimento.
Por: Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Jornada do Herói
Ângulos na Circunferência
Mistura de soluções de solutos diferentes que não reagem entre si
Velocidade relativa
Todas as vídeo aulas

Versão completa