A intensidade sonora está relacionada com a energia emitida por uma fonte sonora e é determinada pela razão entre a pressão e a área.
A intensidade é definida como a razão entre a energia transmitida por unidade de tempo por uma fonte sonora e a área atingida por essa transmissão. Matematicamente, podemos escrever:
Nessa equação, temos:
P = Potência: quantidade de energia transmitida em função do tempo. Essa grandeza é medida em watt(W);
A = Área: área atingida pelas ondas sonoras, determinada em m2;
I = Intensidade sonora, determinada em W/m2;
Som alto e som baixo
A altura não está relacionada com o volume do som. Essa característica das ondas sonoras indica a frequência e mostra se um som é agudo (alta frequência) ou grave (baixa frequência). O volume é uma característica que está relacionada com a quantidade de energia emitida por uma fonte sonora, por isso, associa-se à intensidade do som.
Nível de intensidade sonora
A intensidade mínima percebida pelo ouvido humano é da ordem de 10–12 W/m2 e é denominada de intensidade sonora fundamental, sendo simbolizada por I0. O nível de intensidade sonora (B) relaciona a intensidade produzida por uma fonte qualquer (I) e a intensidade fundamental (I0) por meio de uma função logarítmica.
A unidade de medida estabelecida pelo Sistema Internacional de Unidades para o nível sonoro é o bel (B), em homenagem ao cineasta Graham Bell. A unidade cotidianamente utilizada é a dB, uma fração do bel. O limiar de dor para o ouvido humano é o valor de 120 dB.
Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto: