Imagem de um corpo extenso

A imagem do cachorro formada no espelho é virtual, direita e possui as mesmas dimensões

Muitos de nós possuímos espelhos em nossas residências, sejam eles pequenos ou grandes. Quando ficamos diante de um espelho vemos o nosso reflexo. Na Física, chamamos de imagem o que vemos através do espelho, seja ele plano ou esférico.

Definimos espelho plano como sendo uma superfície plana metálica bem polida capaz de refletir a luz. Ao nos posicionarmos diante do espelho, veremos nossa imagem, isso é, veremos a imagem de um corpo extenso. Sendo assim, podemos definir corpo extenso como sendo um conjunto de infinitos pontos, sendo que a imagem de cada ponto possui distâncias iguais em relação ao espelho, ou seja, a imagem e o objeto são simétricos em relação a ele mesmo. Portanto, podemos dizer que obtemos a imagem de um objeto, ou seja, o corpo extenso, ponto a ponto.

Vejamos então a figura abaixo: ao ligarmos os pontos A, B, C e D teremos um corpo extenso b. Da mesma maneira, ligando os pontos A’, B’, C’ e D’ teremos a formação da imagem da letra b, cuja natureza será virtual. A imagem é dita virtual pelo fato de ter sido formada pelos prolongamentos dos pontos A, B, C e D.

Observando a figura podemos perceber que o objeto e a sua respectiva imagem são simétricos em relação ao espelho. Portanto, a imagem terá as mesmas dimensões do objeto. Por não ocorrer inversão, de baixo para cima, dizemos que a imagem formada é direita.

Dessa forma, podemos concluir que um espelho plano conjuga uma imagem do tipo virtual, direita e do mesmo tamanho que o objeto.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Hereditariedade
Número atômico (Z)
O que é dilatação do tempo?
São Tomás de Aquino
Todas as vídeo aulas

Versão completa