Gaiola de Faraday

Gaiola de Faraday é o nome de um experimento realizado por Michael Faraday, mas também é o nome do dispositivo por ele inventado. O experimento realizado por Faraday mostrou que, no interior de uma superfície condutora e eletrizada, o campo elétrico é nulo e, por isso, não há qualquer diferença de potencial em seu interior.

Veja também: Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano

O que é uma gaiola de Faraday?

Gaiola de Faraday é o nome que se dá aos dispositivos que são usados para blindar componentes eletrônicos dos efeitos nocivos da corrente elétrica ou, ainda, da ação das ondas eletromagnéticas. Trata-se de uma superfície condutora, que pode ser feita com uma tela metálica. Quando algum corpo é colocado no interior dela, ele se vê livre de qualquer tipo de interferência eletromagnética externa, uma vez que a gaiola de Faraday opera como uma superfície equipotencial, ou seja, em todos os pontos de uma gaiola de Faraday eletrizada mede-se a mesma tensão elétrica.

Na figura, é possível observar uma pessoa vestida com uma roupa especial, que a protege das descargas elétricas.

Diversas tecnologias fazem uso das gaiolas de Faraday para proteger componentes delicados, como chips e dispositivos de armazenamento de informações, como os HDs de computadores.

Para que serve a gaiola da Faraday?

A gaiola de Faraday é usada para promover a blindagem eletrostática de qualquer que seja o corpo por ela envolvido. Mesmo quando eletrizada, ela não permite que se forme qualquer componente de campo elétrico em seu interior. Dessa maneira, ondas eletromagnéticas, campos elétricos ou quaisquer outros fenômenos não são capazes de promover a movimentação de cargas elétricas dentro dela.

A blindagem eletrostática promovida pela gaiola de Faraday faz com que os carros sejam seguros para os passageiros durante tempestades de raios, por exemplo, uma vez que, mesmo que o veículo seja atingido por uma descarga atmosférica ou ainda por fios eletrizados, os passageiros estarão protegidos se estiverem no interior do automóvel, que, por ser fabricado com materiais condutores, blinda o seu interior de fenômenos eletromagnéticos externos.

Como fazer uma gaiola de Faraday?

A construção de uma gaiola de Faraday é mais simples do que parece. Basta que você envolva o objeto que deseja isolar eletricamente com uma malha condutora ou, ainda, com papel-alumínio.

Os fornos de micro-ondas são gaiolas de Faraday, uma vez que as ondas eletromagnéticas que são produzidas em seu interior não devem escapar para o meio externo. Por isso, se quiser ver na prática o funcionamento de uma gaiola de Faraday, você pode colocar um rádio a pilha ou um celular no interior de um micro-ondas desligado e observar que ambos os dispositivos perderão completamente o sinal ao qual estavam sintonizados, ficando, assim, incomunicáveis.

Leia também: O forno de micro-ondas causa algum prejuízo à saúde?

Aplicações da gaiola de Faraday

As aplicações da gaiola de Faraday são bastante variadas. Elas estão presentes em:

  • circuitos elétricos sensíveis, como no caso dos discos rígidos, microprocessadores e fornos de micro-ondas;

  • em para-raios, instalados ao redor de prédios;

  • em grandes computadores e também em satélites (esses últimos estão mais sujeitos a distúrbios eletromagnéticos decorrentes da atividade solar). 

Por: Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Equações modulares
Império Bizantino
Empuxo
O Esquadrão Suicida: contrato social e valores morais
Todas as vídeo aulas

Versão completa