Função horária da velocidade

Sistema de referência para a função horária da velocidade do móvel em MRUV

Se observarmos os mais diversos meios de transporte, veremos que eles se movem com velocidades escalares e acelerações escalares que variam. Se a aceleração escalar de um móvel varia com o tempo, o movimento pode ser um pouco mais complexo de ser analisado.

A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.

No instante t0 = 0, a velocidade escalar do móvel é v0; e no instante final do tempo de estudo, t, a sua velocidade é v. A figura acima representa esquematicamente a situação, fixando um sistema de referência orientado.

Assim, podemos escrever, com base na definição de aceleração escalar média:

Como a aceleração escalar instantânea é igual à aceleração escalar média (am = a) e tomando o instante em que o cronômetro foi acionado como t0 = 0, temos:

Essa função estabelece como varia a velocidade escalar de um móvel no decorrer do tempo no Movimento Uniformemente Variado, sendo que v0 e a são constantes e cada valor de t corresponde a v.

A equação acima é denominada função horária da velocidade do movimento retilíneo uniformemente variado.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de análise combinatória no Enem?
Alta Idade Média
Ciclo Reprodutivo das Briófitas
Isomeria geométrica
Todas as vídeo aulas

Versão completa