Função horária das posições

Um corpo em MRU terá sua posição dada pela função horária s = s0 + v.t

Vamos supor que um ponto material esteja em movimento em relação a um certo referencial. À medida que o tempo transcorre, a posição desse ponto material varia para um referencial adotado. A função que relaciona as posições aos seus correspondentes instantes recebe o nome de função horária das posições.

Imaginemos que um ponto material esteja deslocando-se ao longo de uma trajetória retilínea com velocidade constante. Para estabelecer a função da posição do móvel (ponto material) em MRU, em relação ao tempo, é necessário, inicialmente, estabelecer adequadamente o sistema de referência. Vejamos a figura abaixo.

Nesse sistema de referência estão fixadas a origem 0 e a posição inicial s0, medida no instante t0 = 0, a partir dessa origem. Estão representados também o valor algébrico da velocidade v e a posição s do ponto material no instante t. Com base na definição de velocidade escalar média, escrevemos:

Adotando t0 = 0, podemos escrever:

A equação acima é a função horária das posições em um Movimento Uniforme. Onde:

- s é o espaço final ocupado pelo móvel
- 0 é o espaço inicial ocupado pelo móvel
- t é o tempo
- v é a velocidade do móvel

Essa é a função da posição ocupada por um móvel em relação ao tempo no MU. Ela permite obter a posição s do ponto material para cada instante t. Os termos v e s0 são constantes.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Triângulo Equilátero: Área e Altura | TRIÂNGULOS
Genética no Enem: leis de Mendel
Equilíbrio químico: grau de equilíbrio
Jean-Paul Sartre
Todas as vídeo aulas

Versão completa