Sistema Solar

Sistema Solar é o conjunto dos oito planetas e dos vários objetos celestes que orbitam o Sol. O planeta Terra é um exemplo de elemento do Sistema Solar.

O Sistema Solar é formado por diversos corpos celestes, dentre eles os planetas.

O Sistema Solar é uma estrutura celeste formada fundamentalmente por oito planetas que orbitam ao redor do Sol. Há ainda diversos outros corpos celestes presentes no Sistema Solar, como os asteroides, os meteoroides e os cometas.

Classificados em rochosos e gasosos, os planetas do Sistema Solar são os seguintes:

  • Mercúrio;

  • Vênus;

  • Terra;

  • Marte;

  • Júpiter;

  • Saturno;

  • Urano;

  • Netuno.

Leia também: Cinco curiosidades inacreditáveis sobre o Sistema Solar

Resumo sobre o Sistema Solar

  • O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que orbitam em torno do Sol, como, por exemplo, os planetas.

  • Os oito planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

  • Plutão, atualmente classificado como um planeta-anão, já foi considerado um planeta do Sistema Solar.

  • A teoria da nebulosa solar afirma que a origem do Sistema Solar está atrelada a uma grande explosão que originou o Sol e os demais corpos celestes.

  • Os asteroides, os meteoroides e os cometas são exemplos de outros corpos celestes que estão presentes no Sistema Solar.

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

Os oito planetas do Sistema Solar orbitam o Sol.

O Sistema Solar é formado por um total de oito planetas. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais são os planetas do Sistema Solar e suas características?

Há, atualmente, um total de oito planetas no Sistema Solar. Esse conjunto de corpos celestes é comumente dividido em dois grandes grupos conforme a sua estrutura de formação. Os planetas rochosos são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os planetas gasosos são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A tabela abaixo apresenta as principais características dos oito planetas que formam o Sistema Solar:

Mercúrio

É o planeta mais próximo do Sol, logo é caracterizado pelas elevadas temperaturas. Ele possui um pequeno diâmetro, nenhum satélite natural e uma superfície rochosa.

Vênus

É o planeta mais quente do Sistema Solar. Ele possui elevada luminosidade, sendo possível visualizá-lo a olho nu da superfície terrestre; por isso, é conhecido como Estrela Dalva.

Terra

É o único planeta que apresenta condições de vida no Sistema Solar. Ele possui uma estrutura rochosa, com diversas fontes de água, e uma atmosfera completa.

Marte

É o planeta que apresenta condições naturais mais próximas da Terra. Ele possui uma estrutura rochosa famosa por suas crateras e ainda dois satélites naturais.

Júpiter

É o maior planeta em dimensão do Sistema Solar. É formado basicamente por gases, como o hélio e o metano, além de possuir vários satélites naturais.

Saturno

É conhecido pela presença de grandes anéis que orbitam em torno da sua estrutura gasosa. Ele possui muitos satélites naturais, conhecidos como luas.

Urano

É um planeta que possui estrutura gasosa, ainda pouco estudado pela ciência. Há a presença de diversos satélites naturais que orbitam ao redor da sua estrutura.

Netuno

É conhecido como Planeta Azul em razão da sua coloração evidenciada pelos gases que compõem a sua estrutura. É o planeta mais distante em relação ao Sol.

Plutão

Plutão, atualmente classificado como um planeta-anão, já foi considerado um dos planetas do Sistema Solar. Porém, em 2006, mediante diversos estudos astronômicos, a União Astronômica Internacional (UAI) reclassificou Plutão à categoria atual de planeta-anão. Essa reclassificação se deu em razão da pequena dimensão desse corpo celeste, especialmente quando comparada aos demais oito planetas que compõem o Sistema Solar.

Plutão é atualmente classificado como uma planeta-anão.

Origem e formação do Sistema Solar

Há diversas teorias que tentam explicar a origem e a formação do Sistema Solar. Os avanços no campo da Astronomia permitem encontrar cada vez mais evidências que comprovam a formação dos corpos celestes que orbitam o Sol.

Na comunidade científica internacional, uma das teorias mais aceitas é a teoria da nebulosa solar, que determina que a origem do Sistema Solar está atrelada a uma grande explosão que originou o Sol e, por consequência, os demais objetos celestes que orbitam essa estrela. Assim, após essa explosão, houve a formação de outros corpos do espaço sideral, como os planetas, que, ao longo de bilhões de ano, formaram as suas características atuais. Porém, a referida teoria, assim como outros estudos relacionados ao Sistema Solar, ainda carecem de maiores comprovações científicas.

Veja também: Telescópio espacial James Webb — um telescópio que tem contribuído muito para a compreensão do Sistema Solar

Características do Sistema Solar

O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol. Esses corpos possuem características distintas, mas, de modo geral, flutuam em torno da grande estrela solar e possuem outros satélites naturais, como as luas. São exemplos de corpos celestes os planetas e também elementos como meteoroides, asteroides e cometas. A classificação atual considera que há oito planetas no Sistema Solar e vários outros corpos celestes.

O Sol é considerado o principal astro do Sistema Solar.

Astros do Sistema Solar

Os astros mais conhecidos do Sistema Solar são o Sol e os planetas. Porém, há ainda outros corpos celestes que compõem essa estrutura, ou seja, também orbitam ao redor da estrela solar e influenciam as dinâmicas dos planetas. Os principais astros do Sistema Solar são:

  • Meteoroides: esses corpos celestes são formados principalmente por fragmentos de rochas que se deslocam no espaço sideral em movimentos distintos. Eles possuem diferentes dimensões e podem, inclusive, atingir as superfícies planetárias.

  • Asteroides: esses corpos celestes, muito próximos dos meteoroides, também deslocam-se pelo espaço sideral por meio de movimentos diversos, influenciando nas dinâmicas astronômicas. Há asteroides de diferentes tamanhos no Sistema Solar.

  • Cometas: esses corpos celestes são caracterizados especialmente pela luminosidade de suas estruturas celestes. Eles são formados principalmente por fragmentos de rochas, gelo e poeira cósmica.

Distância entre o Sol e os planetas

As distâncias entre os oito planetas do Sistema Solar e o Sol são bastante variáveis. A tabela abaixo mostra a distância entre esses corpos celestes e a principal estrela do Sistema Solar:

Planetas

Distância em relação ao Sol (km)

Mercúrio

57.910.000

Vênus

108.200.000

Terra

149.600.000

Marte

227.940.000

Júpiter

778.330.000

Saturno

1.429.400.000

Urano

2.870.990.000

Netuno

4.504.300.000

Curiosidades sobre o Sistema Solar

  • Os satélites naturais são muito comuns no Sistema Solar, que possui cerca de 200 luas diferentes.

  • Assim como a Terra, os planetas do Sistema Solar realizam movimentos diversos, como a rotação e a translação.

  • No Sistema Solar há planetas que têm dimensões pequenas, sendo classificados como planetas-anões, como o caso de Plutão, Ceres e Éris.

  • O planeta mais frio do Sistema Solar é Urano, já o mais quente é Vênus.

Por: Mateus Campos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Volume de cone
I Guerra Mundial: consequências
Movimento circular uniformemente variado
Filosofia Contemporânea no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa