Fissão Nuclear

Exemplo de fissão nuclear.

Logo após a descoberta do nêutron, no ano de 1932, o cientista e físico Enrico Fermi verificou que quando certos elementos químicos são bombardeados com nêutrons há o surgimento de novos elementos. Fermi também verificou que pelo fato de o nêutron não possuir carga seria um excelente projétil no estudo das reações nucleares.

De acordo com as pesquisas realizadas, verificou-se que o núcleo do átomo podia ser separado, ou seja, depois que o núcleo de urânio absorve um nêutron, ele se divide liberando grande quantidade de energia. Dessa maneira, podemos caracterizar a fissão nuclear como sendo a separação do núcleo do átomo.


Quando um átomo é separado, as partículas separadas vão ao encontro de outros átomos, separando-os e produzindo, então, uma reação em cadeia com liberação de grande quantidade de energia.

Há ocorrência de fissão nuclear na natureza, embora aconteça muito raramente. A fissão nuclear tem aproveitamento para produção de energia elétrica e armamentos nucleares, como bombas atômicas.

Embora seja bem aproveitada, há também o surgimento de resíduos radioativos (ou melhor, lixo radioativo), que, se jogados na natureza sem os devidos cuidados, podem contaminar a biosfera.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Propriedades da multiplicação
Genocídio Armênio
Bacterioses: Doenças causadas por bactérias
Calor específico (termologia/calorimetria)
Todas as vídeo aulas

Versão completa