Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano

Entre os efeitos da passagem de corrente elétrica pelo corpo humano, pode citar desde pequenos formigamentos até a morte.

Os choques elétricos, dependendo da intensidade da corrente, podem causar até a morte

A passagem da corrente elétrica pelo corpo humano gera efeitos que dependem da intensidade da corrente. As correntes elétricas podem gerar desde pequenos formigamentos até a morte. A ação mais intensa no corpo é sobre nervos e músculos, gerando sensações de dor, comoção (choque) nos nervos motores e contrações musculares.

As instalações elétricas residenciais no Brasil fornecem diferenças de potencial (ddp) de 110 V ou 220 V, dependendo da região. Os choques gerados por essas ddps podem causar até mesmo morte se atingirem principalmente idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos.

  • Efeitos fisiológicos

A tabela abaixo traz os valores das correntes elétricas em ampère (A) seguidos dos efeitos causados sobre o corpo humano.

  • Curiosidades

Cerca elétrica

Algumas cercas elétricas residenciais produzem choques de 10 mil volts! Porém, elas não são mortais, pois a intensidade da corrente elétrica é extremamente baixa. O objetivo é fazer com que um possível invasor seja afugentado pela força do choque, mas que não fique grudado na cerca.

Peixe Poraquê

O peixe poraquê, também chamado de enguia-elétrica, é típico da região norte do Brasil e é famoso por gerar choques elétricos. Essa espécie produz uma voltagem de até 1500 V, gerando correntes elétricas com cerca de 0,5 A.

As correntes elétricas são geradas a partir de um conjunto de células denominado de mioeletroplacas. Cada conjunto pode gerar cerca de 0,14 V, e um poraquê adulto pode ter até 10.000 mioeletroplacas.

O nome “poraquê” vem do tupi e significa: aquele que coloca para dormir

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Volume de tronco de cone
Linkage ou ligação gênica
Mistura de soluções de solutos diferentes que não reagem entre si
René Descartes
Todas as vídeo aulas

Versão completa