Defeitos da visão

A visão humana é considerada um dos mais importantes sentidos do corpo humano

Podemos dizer que um dos sentidos mais importantes que temos é a visão. Graças a ela podemos ver o mundo a nossa volta. Podemos ver o filme que está em cartaz no cinema, podemos ver as cores dos objetos, etc. Algumas pessoas não possuem uma boa visão, ou seja, apresentam alguns “defeitos” que podem trazer certo desconforto. Geralmente, como forma de corrigir alguns defeitos na visão, as pessoas fazem uso de óculos.

É importante salientar que devemos realizar exames rotineiros no consultório oftalmológico, a fim de preservar uma boa visão. Exames de visão devem ser feitos em todas as etapas de nossas vidas, pois o diagnóstico antecipado de doenças oculares ajuda a evitar futuros problemas de visão. Abaixo vamos conhecer os principais defeitos da visão, que são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e apresbiopia.

Miopia

A miopia é um defeito que não permite a visão nítida de um objeto ao longe, porque, estando os músculos ciliares relaxados, o foco imagem do olho está antes da retina. Dessa forma, a imagem de um objeto distante forma-se antes da retina. O olho míope apresenta uma excessiva convergência ou um alongamento na direção do eixo anteroposterior, o que leva a um encurtamento da faixa de visão. Sendo assim, o míope apresenta dificuldade para enxergar ao longe, porém, enxerga muito bem a curtas distâncias. A miopia pode ser corrigida fazendo uso de lentes divergentes.

Hipermetropia

A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, caracterizando-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída, em relação ao olho normal. Em consequência, se o olho não estiver realizando esforço de acomodação, o foco imagem estará depois da retina. Para que o hipermetrope possa enxergar nitidamente objetos próximos a ele, deve-se aumentar a convergência de seu olho, o que se consegue com o uso de lentes convergentes ou com cirurgias que modificam a curvatura da córnea, deixando-a mais convergente.

Presbiopia ou vista cansada

Com o passar dos anos, o cristalino perde a capacidade de acomodação, de modo que suas faces não adquirem a curvatura necessária que permita a visão de objetos próximos. Isso significa que o ponto próximo se afasta do olho e, portanto, a pessoa presbiope não enxerga bem de perto. Da mesma maneira que a hipermetropia, a correção é feita com o uso de lentes convergentes.

Astigmatismo

O astigmatismo consiste em uma imperfeição do olho (córnea) cujo raio de curvatura varia conforme a secção considerada. Por isso a luz sofre refrações diferentes nas diferentes secções. Consequentemente, a imagem que se forma na retina do olho astigmático apresenta deformações. A correção para o astigmatismo é feita usando lentes cilíndricas, que podem ser convergentes ou divergentes.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Rascunho da redação: fazer ou não fazer?
Anelídeos
Existe vida fora da Terra?
Filosofia Medieval | Períodos da História da Filosofia
Todas as vídeo aulas

Versão completa