A ocorrência das marés é determinada por um efeito conjunto da Lua e do Sol.
Um fato que qualquer pessoa que mora à beira-mar observa diariamente e com facilidade é que as águas do mar se movimentam periodicamente subindo e descendo. A esse fenômeno chamamos de Marés. A figura acima mostra o fenômeno de maré baixa e maré alta. Em média, a diferença de nível entre as marés é de 1 metro, mas em certos locais da Terra pode chegar a uma diferença de 15 metros.
Mas o que ocasiona esse fenômeno?
Galileu Galilei tentou explicar o fenômeno das marés pela atração da Lua. Na figura abaixo temos duas situações: na primeira, a Terra está isolada da atração dos corpos. Então, de fato, a água está distribuída uniformemente pela superfície da Terra. Mas sabemos que a Terra não está isolada.
Já na segunda situação, de acordo com Galileu, a atração da Lua provoca um deslocamento das águas do mar produzindo, dessa forma, a maré alta no ponto A e ao mesmo tempo a maré baixa no ponto B. A ideia de Galilei é boa, mas sabemos que acontecem duas marés altas e duas marés baixas por dia, não uma como explicou Galileu.
A explicação correta foi apresentada por Newton usando a Lei da Gravitação.
Hoje sabemos que as marés são provocadas pelo efeito conjunto da Lua e do Sol, embora o efeito da Lua seja maior que o efeito provocado pelo Sol.
Podemos dizer, então, que em pontos opostos temos duas marés altas e duas marés baixas, alternado a cada 6 horas aproximadamente.
Também temos que levar em consideração o movimento de rotação da Terra que “arrasta” as águas do mar fazendo com que ocorram duas marés altas e duas marés baixas.