Choque e resistência elétrica

Resistência de um chuveiro elétrico.

Com certeza você já deve ter experimentado um choque. Pode ter sido no chuveiro na hora do banho, com um fio desencapado ou um aparelho elétrico.

Quando levamos um choque, uma corrente elétrica passa por nosso corpo e por isso o sentimos. Isso acontece pelo fato de os tecidos internos do nosso corpo serem bons condutores de eletricidade, embora a pele seca seja má condutora. O valor da corrente elétrica que passa em nosso corpo depende das condições do nosso próprio corpo.

Geralmente, a resistência elétrica da nossa pele é grande e limita o impacto da corrente elétrica, se, é claro, a tensão aplicada não for muito grande.

Choque no chuveiro

Mas por qual motivo tomamos choque no chuveiro? O fato é que a água em contato com o resistor dos aparelhos conduz corrente elétrica para os aparelhos e também para o encanamento.

Ao tocarmos na torneira, estando em contato direto com o chão, uma corrente elétrica é conduzida através do nosso corpo para o piso.

Para evitar esses choques indevidos, os aparelhos elétricos devem ser ligados a um fio terra. Este fio, pelo fato de ser melhor condutor que o corpo, conduz corrente elétrica para a terra.

Resistência elétrica

Resistência elétrica é uma propriedade de cada material; ela depende da geometria e também da substância de que é feito o fio.

George Simon Ohm foi o primeiro cientista a apresentar fatos de que alguns metais tinham resistência elétrica constante. A unidade de resistência elétrica recebe o nome de ohm cujo símbolo é (?) ômega.
A equação que nos permite calcular a resistência elétrica de um fio é:

R – resistência elétrica (?)
U – tensão (V)
i – corrente elétrica (A)

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Boko Haram
Revolta da Armada
Sistema nervoso periférico
Determinismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa