Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes.
Em um circuito elétrico, é comum encontrarmos vários dispositivos eletrônicos interligados uns aos outros e de várias formas. Entre esses dispositivos, encontramos os resistores, que são utilizados para converter energia elétrica em calor por meio do Efeito Joule.
Algumas vezes não conseguimos encontrar a resistência elétrica necessária em um circuito com apenas um resistor. Quando isso ocorre, precisamos recorrer a uma associação de resistências, que pode ser feita de duas formas: em série e em paralelo.
O foco deste texto é a associação de resistores em série, que pode ser representada da seguinte forma:
Diagrama representando uma associação de resistores em série
Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Portanto, sendo i a corrente fornecida por uma fonte de tensão conectada aos terminais A e B, podemos dizer que:
i = i1 = i2 = i3
Outra propriedade desse tipo de associação é que a tensão fornecida pela fonte divide-se entre todos os resistores. Dessa forma, podemos utilizar a expressão acima para calcular a tensão elétrica total em um circuito:
V = V1 + V2 + V3
A diferença de potencial em cada um dos resistores pode ser obtida a partir da Lei de Ohm da seguinte forma:
V1 = R1 ? i
V2 = R2 ? i
V3 = R3 ? i
Substituindo essas expressões na equação acima, obtemos a equação para calcular a resistência equivalente da associação de resistores:
Req.i = R1 ? i + R2 ? i + R3 ? i
Como a corrente elétrica é igual em todos os resistores, podemos simplificá-la na equação e obter a expressão:
Req= R1 + R2 + R3
Podemos afirmar então que a resistência equivalente de uma associação de resistores em série é igual à soma de todas as resistências individuais.
É importante destacar que esse tipo de associação de resistores não é muito utilizado em circuitos elétricos residenciais. Isso porque se todos os aparelhos eletrônicos de uma residência estiverem em série e um deles queimar, a corrente elétrica parará de circular e nenhum dos aparelhos funcionará. É o que acontece, por exemplo, com as luzes de Natal: por elas serem conectadas em série, quando uma queima, todas param de funcionar. Como há muitas luzes juntas, é quase impossível encontrar a lâmpada queimada!
Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto: