Temas de geografia que mais caem no Enem

Nos últimos anos, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm sido bastante interdisciplinares e contextualizadas com os eventos atuais de suas respectivas épocas. Isso reflete a exigência que o exame tem para com seus candidatos, que devem demostrar conhecimentos amplos de várias áreas, além de estar atualizados com os eventos nacionais e, em muitas questões, internacionais.

Com isso, percebemos que alguns conteúdos vêm sendo cobrados mais do que os outros, o que não significa deixar de estudar um assunto para focar-se apenas em outro. Observe os 10 tópicos mais cobrados no Enem, com seus respectivos assuntos e temas, além de algumas questões para mostrar como a prova aborda determinado conteúdo.

Leia também: Como estudar geografia para o Enem

1. Questões ambientais

As questões ambientais estão sempre presentes nas provas do Enem. Devido à importância que e temática ganhou nas últimas décadas e às mudanças climáticas, assuntos ligados à preservação ambiental exigem do(a) candidato(a) senso crítico e capacidade de encontrar soluções nas alternativas das questões e/ou analisar as consequências dos prováveis problemas abordados nos enunciados:

A poluição no meio ambiente é tema comum no Enem.

2. Globalização

Com o avanço da tecnologia, principalmente neste século, a globalização e assuntos semelhantes são abordados com interdisciplinaridade entre a sociologia e a história, conectando processos históricos, mudanças comportamentais, pontos positivos e negativos desse fenômeno, entre outras capacidades. Espera-se um bom nível de conhecimento das relações econômicas mundiais e de atualidades para questões desse tema:

  • Início da globalização;
  • Organismos internacionais (ONU, OMS, OMC);
  • Ordem mundial;
  • O Brasil na globalização;
  • Blocos econômicos;
  • Comércio mundial.

3. Climatologia

Os climas e suas peculiaridades podem ser abordados sob perspectivas gerais, uma vez que o Enem é nacional, não abordando temas específicos de cada região. Além disso, as mudanças climáticas (aquecimento global) podem ser cobradas, indo ao encontro dos assuntos relacionados ao meio ambiente (problemas ambientais).

Exercício resolvido:

Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os climas do Brasil, pode-se afirmar que a alternativa que associa corretamente o climograma ao seu respectivo tipo climático é a

a) I tropical / II. subtropical / III. semiárido.

b) I tropical atlântico / II. tropical / III. semiárido.

c) I equatorial / II. semiárido / III. tropical atlântico.

d) I tropical de altitude / II. semiárido / III. tropical.

e) I equatorial / II. tropical de altitude / III. subtropical.

Resolução

Alternativa E. Essa questão abordou aspectos gerais dos climas brasileiros, como temperatura anual e índices pluviométricos. No caso, não é preciso saber detalhes dos climas de nosso país, mas é bom estar ciente das características gerais deles.

Veja também: Dicas de geografia para o Enem

4. Cartografia

A cartografia exige do(a) candidato(a) conhecimento sobre interpretação de mapas e suas utilizações em nosso cotidiano. Com o auxílio da matemática, assuntos como escala e fuso horário são cobrados e requerem conhecimento de matemática básica.

5. Urbanização

Como vivemos em um país majoritariamente urbano — mais de 80% da população brasileira vive nas cidades —, as relações sociais urbanas são cobradas não só na geografia, mas também na sociologia. Espera-se que o(a) candidato(a) reconheça as transformações que ocorrem nas cidades e no espaço urbano e como está o uso desse espaço, se ele gera desigualdades, se atende a todos. Ademais, problemas ambientais, como produção de lixo, ilhas de calor e ocupações nas encostas, são um prato cheio para o exame.

Fique atento(a) ao uso do espaço urbano nas cidades.

6. Geografia da indústria

O processo industrial alterou radicalmente nosso modo de vida nos últimos séculos. Aqui, a conexão com a história (Revoluções Industriais) e a sociologia (mudança na sociedade; ideias socialistas e anarquistas) faz-se presente, pois mudanças sociais, espaciais e comportamentais são percebidas nas questões sobre indústrias. A transformação do espaço geográfico com a industrialização também é algo cobrado, como a utilização de recursos naturais, surgimento de cidades, intensificação da urbanização, entre outros.

Veja também: Trabalho e sociedade nas questões do Enem 

A relação entre tecnologia e indústria pode ser cobrada no exame.

7. Geografia agrária

Como sabemos, o Brasil é uma grande potência agrícola, e o Enem não deixa isso de lado, assim a agricultura brasileira e seus impactos em nossa economia tornam-se relevantes e bastante cobrados. O(a) candidato(a) tem de ter domínio sobre os produtos agrícolas produzidos no Brasil, o uso da terra, como está distribuído o espaço rural brasileiro, além das consequências (positivas ou negativas) desses temas.

A mecanização do campo e o uso de agrotóxicos devem ser conhecidos pelos candidatos.

Exercício resolvido:

A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo

a) econômica, porque desestimula a mecanização.

b) social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.

c) climática, porque diminui a insolação na região.

d) política, pois deixa de atender ao mercado externo.

e) ambiental, porque reduz a biodiversidade regional.

Resolução

Alternativa E. Nessa questão houve a conexão entre impactos ambientais e geografia agrária. Isso reflete a ligação que há entre os vários assuntos da geografia, o que facilita os estudos.

8. Geomorfologia

Os conhecimentos sobre a geomorfologia do planeta, as formas de relevo e os processos internos que ocorrem nas camadas inferiores da Terra podem ser cobrados com outros assuntos da geografia e até com manchetes de notícias, como a ocorrência de terremotos, deslizamentos de morros nas grandes cidades, entre outros. Compreender os processos que estão por trás desses fenômenos é essencial para a boa realização da prova de geografia do Enem.

9. Geopolítica

A geopolítica estuda as relações internacionais e assuntos semelhantes. Assim, faz-se necessário estar atualizado(a) com as notícias internacionais e nacionais, o que promove a conexão com a globalização, já mencionada.

  • Relações internacionais;
  • O papel da ONU;
  • Ordem mundial;
  • Conflitos civis pelo mundo (Oriente Médio, América Latina, África);
  • Atualidades.

Exercício resolvido:

Em 2015, uma importante medida tomada em relação ao Mercosul foi:

a) A promoção da Bolívia de Estado Associado a Estado Parte, acelerando seu processo de adesão plena ao bloco.

b) A aceitação da Venezuela ao bloco após a morte do presidente Hugo Chávez, este até então um impeditivo ao ingresso do país.

c) A exclusão do Paraguai por violar tratados diplomáticos.

d) A inclusão do Peru como Estado-membro pleno.

e) A licença do Uruguai por discordâncias com a vizinha Argentina.

Resolução:

Alternativa A. Típica questão que envolve o conhecimento de atualidades por parte dos candidatos. O exame pode trazer notícias da atualidade e perguntar sobre suas consequências específicas ou sua repercussão no cenário internacional.

Acesse também: Siglas da geopolítica

10. Conceitos geográficos

O conhecimento geográfico, em sua base, passa pelo entendimento desses conceitos. Em algumas questões, há a colocação de uma frase e espera-se que o(a) candidato(a) associe-a a algum conceito geográfico, ou o contrário, em que o conceito é colocado no enunciado e o exame pede a exata definição. Saber desses conceitos é fundamental para entender outras questões, como disputas territoriais em guerras civis, assunto que pode ser cobrado na geopolítica.

Por: Átila Matias

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

AO VIVO | Problemas com frações
Hibridização sp³ do carbono
Capacitores em paralelo
Ética e Justiça no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa